Folha de S. Paulo


Democratas devem impor pouca resistência a secretários de Trump

Assessores da equipe de transição do presidente eleito Donald Trump, que enfrentam reclamações dos democratas de que estão tentando forçar a aprovação dos nomeados nas audiências de confirmação, disseram no domingo (8) estar confiantes em que todos os indicados serão aprovados pelo Senado, talvez até com o apoio de democratas.

Sendo o partido minoritário, os democratas teriam poucas probabilidades se tentassem descarrilar algum dos nomeados. Mas eles estão pretendendo retardar os planos republicanos de iniciar as audiências na terça-feira (10) até que os nomeados tenham completado as verificações do FBI.

Mike Segar/Reuters
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, concede entrevista na Trump Tower, em Nova York
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, concede entrevista na Trump Tower, em Nova York

O senador Mitch McConnell, do Kentucky, o líder da maioria, indicou no domingo que não está disposto a remarcar nenhuma audiência de confirmação, que deverão começar com sessões para John Kelly, o escolhido por Trump para secretário de Segurança Interna, e o senador Jeff Sessions, do Alabama, indicado para secretário de Justiça. Outras cinco audiências estão agendadas para quarta-feira (11).

McConnell rejeitou as queixas dos democratas como uvas azedas durante uma participação em "Face the Nation", na CBS.

"Todas essas pequenas queixas processuais se relacionam a sua frustração por terem perdido não só a Casa Branca, como também o Senado", disse McConnell.

"Eu entendo isso. Mas também precisamos crescer e superar isso", acrescentou. "Precisamos ter a equipe de segurança nacional do presidente pronta no primeiro dia. E os documentos continuam chegando."

O líder da maioria disse que enquanto o processo de aprovação de alguns nomeados poderá não terminar a tempo para as audiências, ele está otimista de que estarão prontos antes que o Senado vote cada um deles.

ESCRUTÍNIO

Vários nomeados por Trump provavelmente enfrentarão perguntas duras dos democratas sobre seu histórico. Mas, quando indagado por repórteres no domingo se achava que todos os indicados por Trump seriam confirmados, Sean Spicer, que será o secretário de Imprensa da Casa Branca, disse: "Sim, temos um grupo incrível de astros nomeados".

Entre os que deverão enfrentar um escrutínio mais duro estão Sessions e Rex Tillerson, o indicado a secretário de Estado, cuja audiência está marcada para quarta-feira.

Sessions sem dúvida terá de responder a perguntas que o perseguem há 30 anos sobre suas posições raciais enquanto servia como procurador federal no Alabama.

Tillerson, um ex-executivo-chefe da Exxon Mobil, enfrentará preocupações sobre os profundos laços econômicos de sua companhia com a Rússia —especialmente diante do relatório de inteligência divulgado na semana passada que concluiu que Moscou tentou interferir na eleição.

A equipe de transição de Trump, buscando criar um ar de invencibilidade antes das audiências, disse em um comunicado no domingo que os nomeados passaram cerca de 70 horas participando de audiências fictícias, tendo respondido a mais de 2.600 perguntas de assessores e voluntários que se passavam por senadores, e se encontrado com 87 senadores, incluindo 37 democratas.


Endereço da página:

Links no texto: