Folha de S. Paulo


Nigéria diz ter capturado último reduto da milícia Boko Haram

Jane Hahn/The New York Times
Mulheres e crianças deslocadas pelo Boko Haram esperam distribuição de ajuda da ONU em Maiduguri, na Nigéria
Mulheres e crianças deslocadas pelo Boko Haram esperam ajuda da ONU em Maiduguri, na Nigéria

O Exército nigeriano afirmou neste sábado (24) ter capturado um dos últimos redutos da milícia islâmica Boko Haram. O acampamento era o último enclave na floresta Sambisa, usada como espécie de fortaleza pelo grupo.

O Boko Haram matou 15 mil pessoas em sete anos e deixou cerca de 2 milhões de refugiados. Eles lutam para criar um Estado Islâmico na Nigéria baseado em uma interpretação radical do islamismo e usam como tática de guerra ataques suicidas, massacres e sequestros.

O grupo jihadista chegou a controlar, em 2015, uma área equivalente à Bélgica. A milícia, porém, perdeu a maior parte do seu território depois de ações do Exército da Nigéria e de tropas de países vizinhos.

"Eu fui informado pelo chefe das Forças Armadas que o acampamento caiu às 13h35 desta sexta (23), de que os terroristas estão em fuga, e que não têm mais onde se esconder", disse o presidente Muhammadu Buhari.

Nas áreas libertas do domínio dos jihadistas, a população voltou a celebrar o Natal.

Em 2014, o Boko Haram sequestrou mais de 200 meninas. Algumas conseguiram escapar ou foram resgatadas, mas muitas ainda estão desaparecidas. Há relatos de que elas foram obrigadas a se casar com milicianos.


Endereço da página:

Links no texto: