Folha de S. Paulo


Presidente da Turquia recebe menina que publicava sobre crise em Aleppo

Kayhan Ozer/Palácio Presidencial da Turquia/Reuters
Turkish President Tayyip Erdogan, accompanied by his wife Emine Erdogan, meets with Syrian girl Bana Alabed, known as Aleppo's tweeting girl, and her family at the Presidential Palace in Ankara, Turkey, December 21, 2016. Kayhan Ozer/Presidential Palace/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVE. ORG XMIT: IST03
Recep Tayyip Erdogan e sua mulher Emine Erdogan recebem a menina síria Bana Alabed e sua família

A menina síria Bana Alabed, 7, conhecida por divulgar nas redes sociais o drama vivido nas áreas ocupadas por rebeldes e sitiadas pelas forças do regime de Bashar al-Assad na cidade de Aleppo, foi recebida com sua família nesta quarta-feira (21) pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

"Fiquei feliz por receber @AlabedBana e sua família no Complexo Presidencial hoje", escreveu Erdogan em sua conta no Twitter, junto a fotos em que Bana aparece sentada em seu colo. "A Turquia sempre estará do lado de nosso irmãos sírios"

"Estamos muito contentes de encontrar Erdogan", publicou a menina no Twitter.

Tuíte

Bana e seus familiares foram retirados de Aleppo na semana passada junto a outros dezenas de milhares de civis, depois que as facções rebeldes que controlavam bairros da cidade entraram em um acordo com o regime sírio para a desocupação do local.

O cessar-fogo foi medidado pelos governo da Turquia e da Rússia, que intervém em lados opostos do conflito na Síria –enquanto Ancara financia grupos armados da oposição, Moscou é o principal aliado de Assad e bombardeia posições dos rebeldes.

Antes de sair da cidade, diante dos bombardeios e da ofensiva terrestre promovidos pelas forças pró-Assad, Bana havia publicado no Twitter : "É meu último momento para viver ou morrer". A conta dela na rede social tem mais de 350 mil seguidores e é gerida por sua mãe, Fatemah, professora de inglês.

Bana tem sido alvo de campanhas online afirmando que seu perfil é falso. Há desconfiança a respeito de contas como a da garota, por vezes vistas como instrumentos de propaganda.

A retomada de Aleppo, concluída nesta quarta-feira com a retirada da última leva de rebeldes e civis, é a principal vitória do regime de Assad nos quase seis anos de guerra civil.

Aleppo era a maior cidade da Síria antes do início do conflito e, desde julho de 2012, tinha seu controle repartido entre os rebeldes e o governo.

Editoria de Arte/Folhapress
BATALHA POR ALEPPOConflito entre regime e rebeldes é marcado por idas e vindas

Endereço da página:

Links no texto: