Folha de S. Paulo


Votação no Colégio Eleitoral nesta segunda confirma vitória de Trump

O republicano Donald Trump teve sua vitória confirmada nesta segunda-feira (19) ao ultrapassar os 270 votos necessários para vencer o Colégio Eleitoral e levar a Presidência dos Estados Unidos.

Pelo sistema indireto do país, os eleitores votaram em um dos candidatos à Casa Branca em novembro. Na teoria, essas escolhas servem para determinar o voto, nesta segunda, dos 538 membros do Colégio Eleitoral indicados pelos partidos nos 50 Estados e no Distrito de Columbia, onde fica a capital.

Mark Wilson/Getty Images/AFP
Donald Trump faz discurso da vitória na madrugada após a apuração, em 9 de novembro, em Nova York
Donald Trump faz discurso da vitória na madrugada após a apuração, em 9 de novembro, em Nova York

Mas os integrantes do Colégio Eleitoral não precisam seguir, necessariamente, o voto vitorioso em seu Estado – e era justamente essa a dúvida que cercava a votação desta segunda: quantos eleitores "fugiriam" do voto em Trump ou em Hillary Clinton.

Até as 21h30 desta segunda, apenas dois membros do Texas no Colégio Eleitoral tinham deixado de votar no republicano.

Hillary, no entanto, havia perdido ainda mais: quatro eleitores no Estado de Washington –três votaram no ex-secretário de Estado Colin Powell, um republicano que nem concorria, e outro no líder indígena Faith Spotted Eagle, também um nome aleatório. No Maine, um dos delegados abandonou a democrata para votar em seu opositor nas primárias do partido Bernie Sanders.

Com vários Estados ainda em processo de votação, Trump tinha pelo menos 304 votos até as 21h30 (em Brasília) e Hillary, 169. Na contagem do dia seguinte à eleição, em novembro, o placar era de 306 a 232 para o empresário.

Trump, em nota, agradeceu o "voto esmagador" da população americana nele e destacou a sua "grande margem de votos" no Colégio Eleitoral. "O dia de hoje marca uma vitória eleitoral consagradora e histórica na democracia do nosso país", disse.

VOTO POPULAR

A votação no Colégio Eleitoral é normalmente uma formalidade, mas neste ano ele ganhou uma maior importância justamente porque Hillary ganhou no voto popular nacional, por uma margem de quase 3 milhões de votos, mas perdeu no Colégio Eleitoral.

Isso fez com que o sistema fosse duramente criticado pelos apoiadores da democrata.

No caso anterior mais recente dessa diferença, o candidato democrata Al Gore venceu no voto popular por mais de 500 mil, mas perdeu no Colégio Eleitoral para George W. Bush em 2000.

Trump disse, no comunicado, que trabalhará "duro" para "unir o nosso país e ser o presidente de todos os americanos". "Com esse passo histórico, podemos esperar um futuro brilhante à frente", afirmou o republicano.

Houve protestos nesta segunda-feira em frente a algumas sedes de legislativos estaduais, onde os membros do Colégio Eleitoral depositaram seus votos, que serão contados oficialmente durante uma sessão conjunta do Congresso em 6 de janeiro. Trump toma posse no dia 20.


Endereço da página: