Folha de S. Paulo


Caminhão atinge mercado de Natal em Berlim e mata pelo menos 12 pessoas

Um caminhão atingiu um mercado de Natal lotado no centro de Berlim na noite desta segunda-feira (19). Segundo a polícia, pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas no incidente.

Segundo a polícia, uma pessoa que estava dentro do caminhão foi presa. Uma outra, de nacionalidade polonesa, morreu quando o veículo atingiu pessoas reunidas ao redor de estandes de madeira servindo vinho e salsichas aos pés da igreja de Kaiser Wilhelm, no coração da cidade.

Investigadores suspeitam de um ataque terrorista, mas até a conclusão desta edição não estava claro se o episódio foi atentado ou acidente. "A sequência de eventos aponta tanto para um acidente como para um ataque", afirmou o secretário do Interior de Berlim, Andreas Geisel.

A polícia no mercado disse à imprensa alemã, entretanto, que o ocorrido parecia ser um ato deliberado.

Editoria de Arte/Folhapress

Um porta-voz do governo declarou que a chanceler Angela Merkel estava sendo mantida informada pelo ministro do Interior e pelo prefeito de Berlim a respeito da situação. A polícia disse que não havia indicação de outras situações de risco na área e pediu para que as pessoas ficassem distantes do local.

"Eu estou profundamente abalado pelas notícias horríveis do que aconteceu na igreja memorial em Berlim", disse o ministro do Exterior, Frank-Walter Steinmeier. "Muitas pessoas que visitavam a feira de Natal hoje morreram e mais pessoas ainda ficaram feridas."

O caminhão entrou na feira no que seria um dos horários de maior movimento, quando crianças e adultos se juntam nos tradicionais estandes de madeira que vendem comida e produtos de Natal numa celebração anual que ocorre por toda a Alemanha e por outros países do centro da Europa.

"Ouvimos um barulho", disse a turista Emma Rushton para a CNN. "Começamos a ver o topo de um caminhão atravessando os estandes, onde estavam as pessoas."

Segundo ela, o caminhão parecia estar a cerca de 65 km por hora. Perguntada sobre feridos, ela disse que viu pelo menos dez ao caminhar de volta para o seu hotel.

"Ouvi um grande barulho e então fui em direção ao mercado de Natal e vi muito caos, vários feridos. Foi realmente traumático", disse o jornalista Jan Hollitzer, do jornal "Berliner Morgenpost".

A carreta tem placa polonesa e vinha da Itália em direção à Polônia quando fez uma parada em Berlim. Segundo o dono da transportadora, Ariel Zurawski, o motorista era seu primo, com quem não conseguiu falar após as 15h.

A polícia pediu aos berlinenses que não saíssem de casa por uma hora até que não houvesse mais indícios de situações perigosas.

O prefeito de Berlim, Michael Müller, visitou o local do ocorrido. "Nossos pensamentos estão com as vítimas e feridos", afirmou Müller. "O que se vê aqui é dramático."

O responsável pelo mercado afirmou que a feira ficará fechada por tempo indeterminado. O cenário evoca lembranças do ataque terrorista em Nice, na França, onde 86 pessoas morreram ao serem atropeladas por um caminhão nas celebrações do Dia da Bastilha, em julho.

Julian Reichelt, editor do "Bild Berlin", disse que havia uma grande operação de segurança em curso. "A cena parece uma lembrança do que vimos em Nice", afirmou.

O mercado fica em frente à igreja Kaiser-Wilhelm, mantida em ruínas após a Segunda Guerra Mundial e um ponto turístico de Berlim, e ao lado da avenida Kurfürstendamm, que abriga um intenso comércio e que era o centro de Berlim Ocidental durante a Guerra Fria.

O prefeito e o chefe da polícia concederão uma entrevista coletiva às 13h locais (10h em Brasília). À noite, será realizada na igreja Kaiser-Wilhelm uma missa em memória das vítimas.


Endereço da página:

Links no texto: