Folha de S. Paulo


ExxonMobil tem petroquímica e blocos de petróleo no Brasil

Marcia Ribeiro - 4.nov.2010/Folhapress
Posto Esso em Ribeirão Preto (SP), em 2010
Posto Esso em Ribeirão Preto (SP), em 2010

A ExxonMobil, cujo principal executivo foi escolhido pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump como secretário de Estado, chegou ao Brasil em 1912, ainda com o nome de Standard Oil Company of Brazil.

A empresa instalou as primeiras bombas de combustível em locais públicos no país e depois formou a rede de postos de combustível Esso.

A ExxonMobil também patrocinou por décadas iniciativas na área de jornalismo, tais como o programa "Repórter Esso", telejornal pioneiro no rádio e depois na televisão.

A rede de postos Esso foi vendida à empresa Cosan em 2008 por US$ 954 milhões em 2008 por US$ 954 milhões. Posteriormente, a Cosan se associou à Shell no Brasil e os postos Esso passaram a usar a bandeira Shell.

Hoje, a ExxonMobil tem no país uma indústria petroquímica em Paulínia (SP) e é dona de 11 blocos de exploração de petróleo, dos quais dois estão sendo explorados pela empresa.

O Prêmio Esso de Jornalismo, rebatizado Prêmio ExxonMobil de Jornalismo em 2015, não foi realizado em 2016; a empresa diz que foi feita uma "pausa" para reavaliar o formato da premiação.

Reprodução
Dalmácio Jordão, apresentador do telejornal 'Repórter Esso', exibido pela TV Tupi de 1952 a 1970
Dalmácio Jordão, apresentador do telejornal 'Repórter Esso', exibido pela TV Tupi de 1952 a 1970

Endereço da página:

Links no texto: