Folha de S. Paulo


Rússia nega interferência a favor de Trump em eleição americana

A Rússia classificou nessa segunda-feira (12) como "gratuitas" as acusações feitas pela CIA, depois que a agência de inteligência concluiu, segundo o jornal americano "Washington Post", que Moscou interferiu nas eleições americanas para favorecer o candidato republicano Donald Trump.

"Na mídia são publicadas com uma surpreendente regularidade informações procedentes de representantes de alto escalão dos Estados Unidos e do Reino Unido", declarou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov.

"Algumas dessas acusações não se sustentam em nenhuma informação, nem sequer falo de provas. Parecem acusações gratuitas, não profissionais, que não têm nada a ver com a realidade", disse à imprensa.

De acordo com uma reportagem publicada pelo "Washington Post" na sexta-feira, que menciona um relatório da CIA, a Rússia interviu para que Trump ganhasse a eleição.

O jornal afirma que pessoas vinculadas à Rússia transmitiram ao portal WikiLeaks e-mails roubados das contas do Partido Democrata e de John Podesta, ex-diretor de campanha da candidata democrata Hillary Clinton, entre outros.

A CIA considera que a Rússia queria que "Trump fosse eleito", indicou um representante de alto escalão da agência de inteligência ao "Washington Post".

Trump considerou as acusações como sendo "ridículas" em entrevista para o canal de televisão Fox, e zombou dos analistas da CIA que "são os mesmos que diziam que o [ex-presidente iraquiano] Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa".

Em outubro, Washington já havia acusado a Rússia de ter orquestrado vários ataques virtuais para influenciar a campanha presidencial.


Endereço da página:

Links no texto: