Folha de S. Paulo


Ministro de Renzi é escolhido para formar novo governo na Itália

Marlene Bergamo/Folhapress
MUNDO - SAO PAULO - SP - O ministro das relacaoes exteriores da Italia,i Paolo Gentiloni anuncia a 21ª Exposiçao Internacional Triennale di Milano. 04/11 /2015 - Foto - Marlene Bergamo/ Folhapress - 0717.
O então ministro das Relaçãoes Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni visita São Paulo

O chanceler Paolo Gentiloni foi designado no domingo (11) para formar o próximo governo da Itália. A tarefa foi entregue pelo presidente Sergio Mattarella após reunir-se durante a semana com líderes dos principais partidos.

Caso forme seu gabinete, Gentiloni vai substituir o premiê Matteo Renzi, que renunciou ao cargo na quarta-feira (7) após seu referendo constitucional ser derrotado.

É possível que ele anuncie o gabinete nos próximos dias e tenha a aprovação do Parlamento até quinta (15).

Se Gentiloni não for capaz de montar um governo, a tarefa pode ser repassada a outra pessoa pelo presidente.

Há, no entanto, bastante pressa para que a Itália tenha logo um governo estável. O país pode em breve precisar socorrer um de seus principais bancos para evitar seu colapso, por exemplo.

A crise política italiana preocupa o restante do continente porque adiciona mais dúvidas ao processo de integração dentro da União Europeia, já prejudicado pela decisão britânica de deixar o bloco (o chamado "brexit").
Mas a troca de governos não é incomum no país. A Itália teve 63 governos durante os últimos 70 anos.

ELEIÇÕES

Gentiloni, 62, trabalhou como jornalista antes de entrar para a política. Do governista Partido Democrático (centro-esquerda), ele é aliado de Renzi. Ele esteve em Brasília e em São Paulo em novembro de 2015 durante uma visita institucional ao Brasil.

Não está claro se seu governo irá durar até o fim da legislatura, em 2018. Diversas forças políticas, incluindo o próprio Partido Democrático, pedem a antecipação das eleições para 2017.

A data, no entanto, é motivo de disputa. O Partido Democrático quer que o pleito seja realizado após a reforma da lei eleitoral, que pode ser concluída em janeiro.

Partidos como o populista Cinco Estrelas e o xenófobo Liga Norte preferem que o voto ocorra antes da reforma, e o mais rápido possível.

A lei eleitoral vigente garante maioria parlamentar automática ao vencedor, o que poderia ajudar o Cinco Estrelas a controlar o Parlamento –por isso a urgência.

O Partido Democrático, que hoje tem a maioria no Parlamento, prefere que o sistema volte a ser proporcional, com essa reforma.

O Cinco Estrelas e o Liga Norte criticaram, no domingo, a nomeação de Gentiloni.

REFERENDO

A renúncia de Renzi ao cargo de premiê foi motivada por sua derrota no domingo (4), quando quase 60% da população votou "não" no referendo que propunha uma reforma constitucional.

Renzi queria diminuir o tamanho e as funções do Senado, reduzindo o número de senadores de 315 a 100. A Casa não poderia mais aprovar leis salvo casos como alterações na Constituição.

O resultado foi entendido não apenas como uma rejeição à reforma constitucional mas também como rejeição ao governo de Renzi, visto como incapaz de resolver os entraves da economia. O PIB (Produto Interno Bruto) deve crescer 0,8% neste ano.


Endereço da página: