Folha de S. Paulo


Le Pen propõe fim de ensino gratuito para filhos de imigrantes irregulares

A candidata da extrema-direita à Presidência da França, Marine Le Pen, defendeu nesta quinta-feira (8) que a educação pública deixe de ser gratuita no país para os filhos de estrangeiros em situação irregular.

"Não tenho nada contra os estrangeiros, mas afirmo que se vêm ao nosso país, não esperem (...) ser atendidos, ser curados ou que suas crianças recebam educação gratuita, isto acabou, é o fim do recreio", afirmou a líder da Frente Nacional durante uma conferência.

Chantal Briand-24.mar.2016/AFP
This photo taken on March 24, 2016 shows French far-right Front National (FN) party leader Marine Le Pen holds a press conference at the Hotel Robert in Saint-Pierre, as part of her visit to the French overseas archipelago of Saint-Pierre et Miquelon.
Foto de arquivo de Marine Le Pen

Em declarações posteriores à agência de notícias France Presse, Le Pen disse que os filhos de estrangeiros ilegais não devem receber educação gratuita e que os pais estrangeiros que vivem na França de forma legal mas que não trabalham devem pagar uma "contribuição" para que seus filhos estudem na rede pública.

"Não temos mais os recursos de fazê-lo, vamos reservar nossos esforços e nossa solidariedade nacional aos mais humildes, aos mais modestos, aos mais pobres dos nossos", afirmou Le Pendurante o encontro.

Ao ser questionada sobre as pesões e os imigrantes, ela disse que a população de imigrantes na França "não trabalha".

"Há pessoas que recebem aposentadoria com o único critério de estar na França, ter 65 anos, sem nunca ter trabalhado ou contribuído", afirmou. Cada uma dessas pessoas recebe 750 euros, são 1.500 euros por casal, [enquanto] alguns agricultores vivem com 300 ou 400 euros mensais de aposentadoria".

Para receber esta aposentadoria, os estrangeiros devem ter um visto de permanência há pelo menos 10 anos, ser refugiados, apátridas, ter lutado pela França ou ser de um Estado-membro do Espaço Econômico Europeu ou da Suíça. Devem, também, residir na França.

ELEIÇÃO

Le Pen é candidata à Presidência da França na eleição de abril de 2017.

A menos de cinco meses da votação, as pesquisas apontam que a representante da extrema-direita enfrentaria o candidato conservador François Fillon no segundo turno, que deve acontecer em 7 de maio.

A Frente Nacional já alcançou o segundo turno da eleição presidencial em 2002, quando Jean-Marie Le Pen, pai de Marine, surpreendeu a todos e superou o primeiro-ministro socialista Lionel Jospin. No segundo turno, o candidato da extrema-direita sofreu uma grande derrota para o conservador Jacques Chirac.


Endereço da página:

Links no texto: