Folha de S. Paulo


Movido por notícia falsa, homem atira dentro de pizzaria nos EUA

Um homem entrou numa pizzaria de Washington no domingo (4) e, armado com um rifle, decidiu "investigar por conta própria" uma "teoria da conspiração fictícia" que viralizara nas eleições.

Segundo a polícia local, Edgar Maddison Welch, 28, da Carolina do Norte, apontou sua arma contra um funcionário da Comet Ping Pong (que fugiu e chamou as autoridades) e chegou a disparar naquela tarde de casa cheia, sem atingir ninguém.

Sathi Soma/AP
Edgar Welch, que investigava uma teoria da conspiração sobre Hillary Clinton, é rendido em Washington após atirar em pizzaria
Edgar Welch, que investigava teoria da conspiração sobre Hillary, é rendido após atirar em pizzaria

Welch carregava duas armas, além do rifle AR-15 em mãos. Foi preso 45 minutos após entrar na pizzaria, de acordo com a polícia.

Tirando uma ou outra reclamação no app Yelp (houve quem se queixasse do excesso de alho num prato), o estabelecimento que serve pizza e cerveja entre mesas de ping-pong preserva reputação simpática na capital.

Em outubro, contudo, surgiu o #pizzagate, boato sobre a Comet servir de fachada para uma rede de prostituição infantil liderada pela ex-presidenciável Hillary Clinton e outros caciques democratas.

Uma possível gênese da boataria: o WikiLeaks vazou e-mails do chefe de campanha da Hillary. Num deles, John Podesta combina evento para levantar fundos com o dono da pizzaria, James Alefantis (descrito no site como "amigável à criançada").

Alefantis é bem relacionado em Washington -em 2012, a "GQ" o colocou em 49º entre as 50 pessoas mais importantes da capital- e tem na clientela o irmão de John, o lobista Tony Podesta.

A acusação podia não ter qualquer base factual, mas isso pouco importou na era da pós-verdade, e o ataque à Comet virou uma consequência real de mentiras vendidas como notícia que vêm tomando a internet de assalto.

O general reformado Michael Flynn, indicado como conselheiro de segurança nacional do presidente eleito Donald Trump, já havia compartilhado links ligando Hillary ao esquema.

Seu filho Michael Flynn Jr. insiste no caso. Nesta segunda (5), foi ao Twitter para acusar a mídia de querer "normalizar a pedofilia".

O caso fez outras vítimas. Matt Carr, dono do café Little Red Fox, disse ao "Washington Post" ter recebido até 40 ligações com ameaças, como a de "alinhar todos num paredão de fuzilamento".

Vizinho à Comet, o estabelecimento teria "túneis subterrâneos" e um "símbolo na fachada que seria um símbolo internacional de pedofilia", diziam seus detratores.

Nas redes sociais, o #pizzagate segue forte. "A imprensa também jurou que a saúde de Hillary era só uma 'teoria da conspiração'", tuitou J. Burton. Só após desmaiar em ato público no 11/9, a democrata revelou que escondera uma pneumonia. A internet há tempos especulava sobre sua saúde -de "dano cerebral" para baixo.


Endereço da página: