Folha de S. Paulo


Obama diz que a história vai julgar o impacto de Fidel sobre o mundo

repercute

A morte do ditador cubano Fidel Castro, morto na noite desta sexta (25) em Havana (à 1h29 de sábado no horário de Brasília), aos 90 anos, gerou reações entre apoiadores e opositores do cubano.

O presidente americano, Barack Obama, ofereceu suas condolências à família de Fidel Castro e afirmou que a história julgará o impacto do líder cubano no mundo.

"Neste momento da morte de Fidel Castro, estendemos a mão da amizade ao povo cubano", disse Obama. "A história vai registrar e julgar o enorme impacto desta figura singular sobre as pessoas e o mundo ao redor dele."

Obama lembrou que, durante sua Presidência, ele trabalhou para "colocar o passado atrás de nós" e para construir um futuro sobre as coisas em comum entre os dois países.

O presidente eleito nos EUA, Donald Trump, foi breve em seu primeiro comentário: "Fidel Castro está morto!".

Horas depois, por meio de comunicado, o republicano afirmou que fará "todo o possível" para ajudar a ampliar a liberdade e a prosperidade do povo cubano.

"Apesar de as tragédias, mortes e dores provocadas por Fidel Castro não poderem ser apagadas, nossa administração fará todo o possível para garantir que o povo cubano finalmente possa começar sua jornada no caminho da prosperidade e liberdade", disse.

Presidente-eleito dos EUA, Donald Trump comenta no Twitter: "Fidel Castro está morto!".

O vice de Trump, Mike Pence, afirmou que uma "nova esperança nasce" para Cuba depois da morte de Fidel.

"O tirano Castro está morto. Nova esperança nasce. Apoiamos o oprimido povo cubano que busca uma Cuba livre e democrática. Viva Cuba Libre", escreveu Pence no Twitter.

OUTROS VIZINHOS

Na madrugada do sábado (26), o presidente do México, Enrique Peña Nieto, escreveu: "Lamento a morte de Fidel Castro Ruz, líder da Revolução Cubana e referência emblemática do século 20".

Em outro post, Peña Nieto escreveu: "Fidel Castro foi um amigo do México, promotor de uma relação bilateral baseada no respeito, no diálogo e na solidariedade".

Após saber da morte de Fidel, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez vários posts no Twitter sobre o ditador cubano. Entre os posts, Maduro escreveu que falou com o ditador Raúl Castro para transmitir a solidariedade e o amor para o povo de Cuba com a partida do comandante Fidel Castro.

Maduro também postou fotos de Fidel com seu antecessor, o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, morto em 2013.

À época da morte de Chávez, o ditador cubano disse: foi a perda do "melhor amigo que o povo cubano teve em toda a sua história".

Acompanhando as fotos, Maduro escreveu: "Fidel e Chávez construíram o Alba, Petrocaribe e impulsionaram o caminho de liberdade dos nossos povos. A história os absolveu".

O presidente da Venezuela Nicolás Maduro postou fotos de Fidel com seu antecessor

A morte de Fidel também provocou manifestações no Brasil. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Fidel foi "o maior de todos os latino-americanos".

PELO MUNDO

Logo após o anúncio da morte de Fidel Castro o governo espanhol expressou suas condolências a Cuba. Um comunicado do gabinete do premiê Mariano Rajoy afirmava que Castro foi "uma figura de grande importância histórica".

"Como filho de pais espanhóis, o ex-presidente Castro sempre manteve fortes laços com a Espanha."

Brian Wilson, ex-ministro do Comércio britânico, afirmou que Castro havia sido um "farol de esperança" na América Latina.

François Hollande, presidente da França, afirmou que Castro representava "para os cubanos, orgulho ao rejeitar a dominação externa".

Mikhail Gorbachev, ex-líder soviético, elogiou o cubano por ter "fortalecido" o país, de acordo com a agência Interfax.

"Nos anos passados, mesmo quando Fidel Castro não estava formalmente no poder, seu papel em fortalecer o país foi imenso."

Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse que o nome de Castro é "considerado um símbolo de toda uma era na história do mundo".

Ele "era um verdadeiro e leal amigo da Rússia. Ele pessoalmente investiu bastante no desenvolvimento das relações entre a Rússia e Cuba".

Dmitri Medvedev, premiê russo, tuitou uma figura sua com Castro afirmando que o ditador cubano tinha grande interesse pelos acontecimentos do mundo e da Rússia.

O premiê russo Dmitri Medvedev tuitou foto com Castro

Paolo Gentiloni, chanceler italiano, publicou também uma mensagem na rede social, escrevendo que a morte de Castro marcava a virada de "uma das grandes e trágicas páginas do último século".

O chanceler italiano Paolo Gentiloni presta sua homenagem

Fidel Castro "viverá eternamente", afirmou neste sábado (26) o presidente chinês, Xi Jinping, em mensagem lida na TV após a morte do ditador cubano.

"O povo chinês perdeu um camarada bom e sincero", afirmou Xi em mensagem lida no início do noticiário noturno. "O camarada Castro viverá eternamente", acrescentou o presidente chinês, que também é secretário-geral do Partido Comunista Chinês.

O papa Francisco disse que a morte do líder foi uma "triste notícia", e que iria rezar pelo seu descanso. Ele expressou suas condolências em comunicado enviado a Raúl Castro.

DISSIDENTE

A famosa blogueira dissidente Yoani Sanchez postou a imagem do ditador Raúl Castro fazendo o pronunciamento sobre a morte do irmão na televisão estatal. Ela escreveu: "#Cuba Rául Castro no momento de informar a morte de Fidel Castro".

O presidente cubano Rául Castro faz o pronunciamento da morte do irmão Fidel

Em outra mensagem publicada no Twitter, a dissidente desabafou: "#Cuba Minha mãe cresceu sob Fidel Castro, eu nasci sob Fidel Castro meu filho nasceu sob Fidel Castro, meus netos nascerão sem Fidel Castro".

Yoani Sanchez desabafa no Twitter


Endereço da página:

Links no texto: