Folha de S. Paulo


Com invasão venezuelana, Roraima teme retorno de doenças erradicadas

venezuela

O avanço da imigração venezuelana é visto com preocupação por Roraima, que afirma agir de forma solitária, sem apoio do governo de Michel Temer (PMDB).

"Não estamos vendo nenhuma sinalização do governo federal. O Estado está solitariamente tratando de toda essa demanda, esse fluxo dentro do Estado, na fronteira", disse a governadora Suely Campos (PP).

De acordo com ela, além das questões econômicas, uma das preocupações é com doenças importadas do país vizinho. "Nós estamos recebendo também alguns venezuelanos com algumas doenças que nós já praticamente erradicamos em nosso Estado. Mandaram medicamentos para um mês, e isso já foi há muito tempo, então o governo federal precisa, imediatamente, tomar providências e ajudar nosso Estado."

A cada ano cresce o total de venezuelanos que pedem refúgio ao Brasil. Enquanto de 2010 a 2012, somados, foram apenas cinco, o número saltou para 54 em 2013, 208 em 2014 e chegou a 825, no ano passado. Neste ano, já são 1.805 pedidos, de acordo com o Ministério da Justiça.

O governo de Roraima crê que a maioria dos pedidos não serão aceitos, por não terem elo com fuga de guerra ou violação de direitos humanos no país de origem.

Segundo o ministério, há uma articulação com Polícia Federal, Ministério das Relações Exteriores e Acnur (alto comissariado da ONU para refugiados) com o objetivo de facilitar a documentação e a regularização de imigrantes no território nacional.

Há casos, como o do venezuelano Keryn Jose, em que o pedido de análise do refúgio será processado somente em fevereiro de 2018. "Quero ficar no Brasil, ter minha situação resolvida", disse.

O ministério informou que isso ocorre devido à grande demanda de solicitações de refúgio na Superintendência de Roraima e que o governo federal estuda uma maneira de agilizar o atendimento no posto da PF em Boa Vista.

Técnicos do ministério foram a Roraima nas últimas semanas para acompanhar o cenário e produzir um relatório, mas seu conteúdo ainda não está disponível ao público, de acordo com a pasta.

Já o Ministério da Saúde informou, por meio de sua assessoria, que enviou uma equipe que fez diagnóstico dos atendimentos no Estado e que, com base no estudo, encaminhou dois kits com 122 quilos de medicamentos (antibióticos e anti-inflamatórios), além de insumos (máscaras e luvas descartáveis). Antes, em outubro, já tinha feito outro envio de remédios e insumos a Pacaraima.

Ainda conforme o ministério, está previsto o envio de uma ambulância do Samu ao município e são mandados ao Estado medicamentos para tratar todos os pacientes com malária, independentemente do local de infecção.


Endereço da página:

Links no texto: