Folha de S. Paulo


Premiê japonês é 1ª reunião de Trump com líder internacional após eleito

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, teve na noite desta quinta-feita (17) sua primeira reunião com um líder estrangeiro desde o resultado das eleições.

O republicano se reuniu por cerca de uma hora e meia, em Nova York, com o premiê japonês, que buscava garantias a respeito do futuro da aliança comercial e de segurança entre os americanos e o Japão.

"Eu acredito que, sem confiança entre as duas nações, a aliança nunca funcionaria no futuro e, depois da discussão de hoje, estou convencido que Trump é um líder em quem posso ter grande confiança", disse Abe após a reunião.

Durante a campanha, Trump causou certa animosidade com o aliado americano, ao dizer que não se oporia a que o país se armassem nuclearmente, para garantir a própria defesa contra a Coreia do Norte. E, de forma geral, as falas de Trump nos últimos meses colocaram em xeque o engajamento dos EUA na região asiática.

O republicano também se encontrou, nesta quinta (17), com o ex-secretário de Estado Henry Kissinger, 93, com quem discutiu China, Rússia, Irã e a União Europeia, segundo a equipe de transição do presidente eleito.

Se reuniu, ainda, com Nikki Haley, governadora da Carolina do Sul e um dos vários nomes cotados para a vaga de secretária de Estado. Outro citado é o de Mitt Romney, com quem Trump deve ter reunião no fim de semana.

Romney foi um feroz crítico de Trump e chegou a pedir que os republicanos votassem em qualquer um menos nele durante a escolha do candidato do partido para a corrida à Casa Branca.

Segundo a agência de notícias Associated Press, Trump ofereceu ao general reformado Michael Flynn uma vaga de conselheiro para segurança nacional —a agência não soube dizer, no entanto, se Flynn, que trabalhou com o republicano durante a campanha, aceitou o convite.


Endereço da página: