Folha de S. Paulo


Kosovo diz ter frustrado ataque do EI contra seleção de futebol de Israel

A polícia do Kosovo anunciou nesta quinta-feira (17) ter frustrado atentados do Estado Islâmico (EI) durante o fim de semana, inclusive um ataque contra a equipe de futebol de Israel.

Segundo as autoridades, a organização terrorista planejava realizar atentados simultâneos no sábado (12) no Kosovo e contra uma partida das eliminatórias da Copa do Mundo na vizinha Albânia.

A polícia prendeu no Kosovo 19 suspeitos de organizar os ataques em 4 de novembro, um dos quais for libertado.
Nas casas dos suspeitos no Kosovo, foram encontrados explosivos, armamentos, equipamentos eletrônicos e "material religioso e literatura de autores famosos por sua ideologia extremista."

A Albânia e a Macedônia anunciaram ter prendido outras seis pessoas.

Os supostos extremistas agiriam sob coordenação de dois albaneses que lutam pelo EI na Síria e tinham "objetivos claros sobre quem deveria ser alvo dos ataques".

Por "razões de segurança", as autoridades da Albânia mudaram o local de realização da partida de futebol da cidade de Shkoder, no norte do país, para Elbasan, mais próxima da capital, Tirana. O jogo ocorreu normalmente e a seleção israelense venceu a albanesa por 3 a 0.

Gent Shkullaku-12.nov.2016/AFP Photo
Israeli's Eran Zahavi (L) and Ben Sahar celebrate after scoring a goal during the World Cup 2018 qualifier football match Albania versus Israel at the Elbasan Arena stadium in Elbasan on November 12, 2016. / AFP PHOTO / Gent Shkullaku
Jogadores da seleção israelense celebram gol contra a Albânia no sábado (12)

Endereço da página:

Links no texto: