Folha de S. Paulo


Votos para independente Gary Johnson influenciam resultado em três Estados

David Zalubowski/Associated Press
Libertarian presidential candidate Gary Johnson speaks during a rally late Monday, Oct. 3, 2016, in Parker, Colo.
O candidato do Partido Libertário à Presidência, Gary Johnson

A votação do candidato independente Gary Johnson pode ter sido decisiva para a derrota de Hillary Clinton em três dos mais importantes Estados da corrida eleitoral americana.

Na Flórida, na Pensilvânia e em Wisconsin, Johnson, do Partido Libertário, conquistou nesta terça (8) mais de 2% dos votos, percentual acima da diferença final obtida pelo republicano Donald Trump sobre Hillary.

O caso mais evidente foi o da Flórida, um dos chamados "Estados-pêndulos", em que a disputa estava aberta, que acabou rendendo 29 delegados no colégio eleitoral para Donald Trump.

O republicano venceu Hillary Clinton por uma diferença de pouco menos de 130 mil votos –49,1% a 47,7% em percentuais. Johnson fez no Estado 2,2% –um total de quase 205 mil votos.

Johnson ganhou destaque na campanha com uma gafe. Em entrevista em setembro, disse não saber o que é Aleppo, cidade síria e símbolo da guerra civil no país.

Ele foi governador do Novo México pelo Partido Republicano de 1995 a 2003 e trocou de legenda em 2012.

Neste ano, conseguiu declaração de apoio de jornais que anteriormente declaravam voto em republicanos, como o "Chicago Tribune". No Novo México, Hillary venceu o pleito e Johnson ficou em terceiro lugar, com 9,3% dos votos.

REVIRAVOLTA

Na Pensilvânia e em Wisconsin, dois Estados que tinham se consolidado como reduto democrata nas últimas décadas, Trump também bateu Hillary por estreita margem.

Em Wisconsin, a diferença foi de apenas 1 ponto percentual –equivalente a 26 mil votos. Johnson, nesse Estado, fez 3,6% do total –somando, com outros independentes, 152 mil votos. Outra candidatura independente que pontuou pelo país foi a de Jill Stein, do Partido Verde.

Na Pensilvânia, o candidato do Partido Libertário fez 2,4% dos votos e a diferença entre Trump e Clinton foi de 1,1 ponto percentual –aproximadamente 67 mil votos.

Somados, os três Estados representam 59 dos 538 delegados do colégio eleitoral. Trump garantiu já 279 delegados ante 218 de sua principal adversária.

Na eleição de 2000, um outro candidato independente já havia tido um peso decisivo na vitória de um republicano: Ralph Nader, do Partido Verde, tirou votos do democrata Al Gore na Florida e New Hampshire. George W. Bush foi eleito presidente naquele ano.

Na primeira eleição ganha por Bill Clinton, marido de Hillary, em 1992, o independente Ross Perot conquistou 18,9% dos votos e ficou em terceiro lugar, atrás do republicano George H. W. Bush. O bom desempenho de Perot à época foi considerado um dos fatores da derrota de Bush.

Eleições nos EUA - Resultado


Endereço da página:

Links no texto: