Folha de S. Paulo


Veja o que o mundo disse sobre a vitória de Donald Trump

Os principais dirigentes do mundo se pronunciaram nesta quarta-feira (9) sobre a vitória do republicano Donald Trump nas eleições americanas, e a maioria destacou o período de incertezas que o presidente eleito traz com sua vitória.

Confira abaixo algumas declarações:

"Será um caminho difícil, mas a Rússia está disposta a fazer sua parte. Moscou deseja restaurar em seu conjunto suas relações com os Estados Unidos"

Vladimir Putin, presidente da Rússia

*

"É claro que o novo presidente que assume terá de levar em conta todas as aspirações de todo o povo americano. Eu tenho dito que a relação do Brasil com os Estados Unidos e os demais países é institucional, ou seja, de Estado para Estado".

Michel Temer, presidente do Brasil

*

"O presidente eleito não poderá reverter o acordo nuclear. O acordo nuclear não foi fechado apenas com um país ou um único governo, e sim foi ratificado por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU e não pode ser mudado por decisão de um único governo".

Hassam Rowhani, presidente do Irã

*

"Parabenizamos sua vitória e queremos aproveitar a oportunidade para convidá-lo a visitar a Europa para uma cúpula UE-EUA assim que puder"

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu

*

"Enfrentamos um novo clima de segurança desafiador, incluindo guerra híbrida, ciberataques, a ameaça de terrorismo. A liderança dos Estados Unidos é mais importante do que nunca"

Jeans Stoltenberg, secretário-geral da Otan (aliança militar ocidental)

*

"Alemanha e Estados Unidos estão unidos por valores —democracia, liberdade, respeito ao Estado de Direito, à dignidade das pessoas independente de sua origem, à cor de sua pele, religião, gênero, orientação sexual ou visões políticas. Com base nesses valores, me ofereço para trabalhar junto com o futuro presidente dos Estados Unidos, Donald Trump."

Angela Merkel, chanceler da Alemanha

*

"Reino Unido e Estados Unidos têm uma relação duradoura e especial baseada nos valores da liberdade, democracia e empreendimento. Somos, e continuaremos sendo, sócios fortes e próximos no comércio, segurança e defesa".

Theresa May, premiê do Reino Unido

*

"A eleição de Donald Trump abre um período de incertezas. Neste contexto, precisamos de uma Europa unida, capaz de fazer ouvir sua voz e de promover suas políticas onde os seus interesses e valores estejam em jogo. Devemos ter consciência das inquietudes pelas desordens mundiais em todos os povos, incluindo o povo americano, a primeira potência mundial".

François Hollande, presidente da França

*

"Concedo uma grande importância às relações chino-americanas e estou ansioso para trabalhar com você, sem conflito e sem confrontação, com base nos princípios de respeito mútuo e de cooperação".

Xi Jinping, presidente da China

*

"O presidente eleito Trump é um verdadeiro amigo do Estado de Israel e espero trabalhar com ele para promover a segurança, a estabilidade e a paz em nossa região".

Binyamin Netanyahu, premiê de Israel

*

"Desejamos a vossa excelência sucesso em sua missão de alcançar a segurança e a estabilidade na região do Oriente Médio e no mundo".

Salman al-Saud, rei da Arábia Saudita

*

"Esperamos que nossa aliança com os Estados Unidos prossiga e que nossa sociedade e nossas relações se desenvolvam".

Binali Yildirim, premiê da Turquia


Endereço da página:

Links no texto: