Folha de S. Paulo


Com Trump, EUA estão no precipício, diz 'New York Times' em editorial

A vitória de Donald Trump nas eleições americanas é destaque nos principais veículos de imprensa do mundo e tem sido vista com desconfiança. O republicano se torna o 45º presidente dos Estados Unidos, após derrotar a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Nesta quarta-feira (9), o "New York Times" ressalta a virada chocante, que tem ameaçado causar "convulsões em todo o mundo". No editorial, a publicação afirma que a eleição de Trump colocou os EUA no precipício. "O que sabemos é que mr. Trump é o presidente-eleito mais despreparado na história moderna", afirma.

Na mesma linha segue o "Wall Street Journal", que ainda indica a reação do mercado financeiro com o resultado surpreendente.

O jornal espanhol "El País" destaca no editorial intitulado "A noite cai sobre Washington" a "profunda incerteza que o resultado nos EUA trazem ao mundo".

De acordo com a publicação, a eleição de Trump representa uma péssima notícia para todos os democratas do mundo e, ao mesmo tempo, é uma fonte de satisfação e oportunidades para os inimigos da democracia. "O populista com um discurso xenófobo e antissistema desbanca os prognósticos das pesquisas e garante uma vitória que leva seu país ao desconhecido", relata o jornal.

O colunista do britânico "Guardian" Jonathan Freedland diz que os Estados Unidos elegeram o seu líder mais perigoso. "Temos muito a temer", escreve. "As pessoas em todo o mundo esperavam, após horrores consecutivos na campanha, que o pesadelo Trump passaria", acrescenta. Ele completa que o povo americano está num abismo. "O novo presidente é um fanático instável, predador sexual e um mentiroso compulsivo. Ele é capaz de tudo."

O "Financial Times" destaca texto em que diz que o republicano eleito inaugura a era de improvisação na política.

Já o francês "Le Monde" tenta responder a dúvidas de leitores no Facebook e minimiza os poderes do comandante dos Estados Unidos. "O presidente americano tem muito menos poderes do que imaginamos". A publicação ainda diz que a eleição de Trump vai ser um terremoto para o mundo.

O argentino "Clarín" traça um perfil do "empresário impulsivo que desafiou os prognósticos", enquanto o mexicano "El Universal" também ressalta as incertezas que o resultado do pleito americano traz ao mundo com o a vitória do "aprendiz na política", referência ao programa "O Aprendiz", apresentado por Trump

Mapa das eleições - EUA

Endereço da página:

Links no texto: