Folha de S. Paulo


México não vai pagar pela porra desse muro, diz ex-presidente

Com as chances cada vez mais altas do candidato republicano, Donald Trump, levar a presidência dos Estados Unidos, o ex-presidente mexicano Vicente Fox afirmou que o país "não vai pagar por aquela porra de muro".

Uma das principais bandeiras da campanha do empresário americano foi a construção de um muro na fronteira entre os dois países para conter o fluxo de imigrantes –empreitada que seria paga pelo vizinho mexicano. Não é a primeira vez que o ex-presidente se refere à proposta dessa mesma maneira ("fucking wall").

Questionado sobre a possibilidade de uma presidência Trump, que lidera a corrida apos vencer em Estados-chave como Flórida e Ohio, Fox se disse "chocado". "Uma presidências Trump será complicada, especialmente para o México. Ele tem se mostrado um ignorante em questões macroeconômicas e na diferença entre ser um empresario mediano e comandar uma nação", afirmou.

A fala aconteceu durante um seminário em Dubai (Emirados Árabes Unidos) sobre parcerias entre países do Golfo Pérsico e da América Latina. Fox, que presidiu o México entre 2000 e 2006, foi aplaudido pela plateia formada por investidores e empresários.

A possível vitoria de Trump e tratada como um "elefante na sala" no evento. Com um discurso protecionista e hostil a acordos já firmados, a administração republicana vem sendo encarada como um retrocesso na integração comercial internacional.


Endereço da página:

Links no texto: