Folha de S. Paulo


Mudança na demografia dos EUA enfraquece republicanos

Isabel Fleck/Folhapress
Phoenix/EUA - A estudante Cintia Montes, filha de mexicanos, usa camiseta
A estudante Cintia Montes, filha de mexicanos, usa camiseta contra xerife que apoia Trump

A mudança na demografia dos Estados Unidos é a maior vulnerabilidade do Partido Republicano.

Tradicionalmente, os republicanos têm mais votos entre o eleitorado branco —69% dos votantes—, e os democratas, entre as minorias.

Mas o percentual de eleitores não brancos avança rapidamente. Segundo projeções do Pew Research, os brancos serão minoria da população em 2065 —serão 46% (hoje são 62%), enquanto hispânicos serão 24% (dos atuais 18%), asiáticos serão 14% (hoje são 6%) e negros, 13% (dos atuais 12%).

Voto hispânico nas eleições presidenciais - Em %

O crescimento do número de eleitores brancos é mais lento do que o de eleitores das minorias, porque eles passam por um processo mais acelerado de envelhecimento.

O último republicano a ter bom desempenho entre eleitores hispânicos foi George W. Bush, que apoiava a reforma da imigração e propunha um "conservadorismo compassivo". Bush teve 40% do voto hispânico em 2004.

O republicano Mitt Romney, que perdeu de Obama em 2012, ficou famoso por dizer que os hispânicos deveriam se "autodeportar" (possivelmente não os guatemaltecos ilegais que ele empregava para cortar a grama de sua casa). Romney teve apenas 27% do voto latino.

Voto hispânico nas eleições presidenciais - Em %

Após a derrota em 2012, o comitê nacional republicano publicou um relatório no qual advertia para a urgência de conquistar as minorias.

"Precisamos conquistar hispânicos, negros, asiáticos e gays e demonstrar que nos importamos com eles", dizia o relatório, que pregava o apoio a uma reforma abrangente da lei de imigração. "Senão o apelo de nosso partido vai continuar encolhendo, restrito a nossa base."

"O crescimento da população hispânica é péssima notícia para o Partido Republicano", diz Bernard Fraga, professor de ciência política na Universidade de Indiana.

"A estratégia dos republicanos de mirar o eleitor branco e que se opõe à imigração funcionará por, no máximo, mais duas eleições. Se continuarem a alienar o eleitor hispânico, ficarão sem trajetória no colégio eleitoral para chegar à Presidência."


Endereço da página:

Links no texto: