Folha de S. Paulo


EUA querem que Brasil receba de volta haitianos que deixaram o país

O governo americano quer que o Brasil aceite de volta mais de mil haitianos que se aglomeram na fronteira do país com o México.

Uma fonte do governo americano afirmou à Folha que mais de mil haitianos, a esmagadora maioria vindos do Brasil, chegaram à fronteira entre México e Estados Unidos nos últimos dois meses. Eles querem entrar nos EUA como refugiados.

Há mais de 80 mil haitianos no Brasil. Eles emigraram após o terremoto de 2010 e muitos entraram no país com um visto humanitário.

Nos últimos meses, estão deixando o país por causa da crise econômica e da falta de empregos. Chile e EUA são os destinos desses imigrantes.

Segundo o governo brasileiro, os EUA contactaram o Brasil e pediram que o país receba 700 haitianos que estão presos em um centro de detenção em San Diego, na Califórnia. A percepção no governo brasileiro é de que isso seria uma deportação e que os americanos estão querendo se livrar de um problema.

Se eles fossem deportados, teriam de ir para o Haiti ou para o México, de onde vieram, acreditam fontes do governo brasileiro. Se os haitianos quiserem voltar para o Brasil, o governo irá recebe-los, mas não à revelia.

Houve um salto no número de haitianos chegando à fronteira sem visto: de 339 no ano fiscal de 2015 em San Ysidro, o ponto fronteiriço de maior movimento, foram para 6.121 no ano fiscal de 2016 (que terminou mês passado), crescimento de mais de 1.800%.

Desde outubro do ano passado, 4.336 haitianos entraram nos EUA. Segundo a agência de controle de fronteiras, há cerca de 2.600 haitianos presos em San Ysidro e outros 3.500 estão a caminho da fronteira.

O governo americano acredita que a grande maioria deles tenham vindo do Brasil. Como estão em situação legalizada no Brasil, com o visto humanitário ou residência permanente, os EUA querem mandá-los de volta para o país, segundo a Folha apurou. Eles não podem ser deportados para o Haiti, que passa por uma emergência humanitária após o furacão que afetou o país.

A questão foi levantada por autoridades americanas em encontro com Michel Temer, às margens da Assembleia Geral da ONU, em setembro.

Guillermo Arias/AFP Photo
Haitianos em busca de asilo nos Estados Unidos se acumulam na fronteira do país com o México
Haitianos em busca de asilo nos Estados Unidos se acumulam na fronteira do país com o México

Os haitianos apresentam um desafio para as autoridades americanas, por se enquadrarem no "status de proteção temporária" do governo.

Após entrarem, eles não podem ser deportados imediatamente e recebem uma autorização de trabalho.

Além disso, o governo havia baixado uma "ordem de não deportação", pois a situação no país era precária. A ordem foi revogada em setembro, e reinstituída após a passagem do furacão Matthew.

A questão migratória é delicada nos EUA e um dos principais temas da campanha eleitoral. O fluxo de migrantes entrando pela fronteira com o México voltou a crescer nos últimos meses.

A maioria dos imigrantes ilegais vem de Honduras, Guatemala e El Salvador, países com alto índice de violência e pobreza. Houve também crescimento no número de cubanos entrando ilegalmente.

Eles temem que, com a reaproximação entre os dois países, o governo americano vai acabar com a política que garante a autorização de permanência e eventual visto de residência a qualquer cubano que conseguir entrar nos EUA.

Procurado pela Folha, o Ministério da Justiça informou que a questão dos haitianos é de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores. A pasta, porém, não respondeu ao e-mail enviado pela reportagem.


Endereço da página:

Links no texto: