Folha de S. Paulo


Hillary diz que investigação do FBI é 'preocupante' e 'sem precedente'

A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, disse, neste sábado (29), que a investigação do FBI de um novo lote de seus e-mails é "sem precedentes" e "muito preocupante". A nova investigação, que foi revelada na sexta, está aparentemente ligada a uma anterior sobre o uso não autorizado de um servidor privado quando ela era secretária de Estado (2009-2013).

"É bastante estranho trazer à tona algo assim, com tão pouca informação, justo antes de uma eleição", disse Hillary, em um ato de campanha na Flórida.

Joe Burbank/Orlando Sentinel
Hillary Clinton segura uma imagem da cabeça de Obama durante comício em Daytona Beach, na Flórida
Hillary Clinton segura uma imagem da cabeça de Obama durante comício em Daytona Beach, na Flórida

Segundo ela, é preciso que o diretor do FBI, James Comey, revele os "fatos completos" sobre a investigação.

Na noite de sexta, em entrevista a jornalistas em Des Moines, Iowa, onde participou de evento de campanha, ela já havia exigido que o FBI explicasse "imediatamente" a nova análise.

"O povo americano merece saber todos os fatos imediatamente", disse Hillary. "É imperativo que o FBI explique esse assunto sem mais atrasos. [...] Nós estamos há 11 dias do que pode ser a mais importante eleição nacional de nossas vidas."

Hillary disse que nem ela nem sua equipe foram alertadas previamente da investigação, sobre a qual descobriram nos jornais, quando a carta de Comey veio à tona.

"Até mesmo o diretor Comey afirmou que a nova informação pode não ser relevante, então vamos esclarecê-la", disse Hillary, em um esforço para conter os danos da nova investigação em sua campanha.

O inesperado anúncio do FBI foi descrito na imprensa como "uma bomba" e um revés considerável para Hillary.

TRUMP

No Colorado, Trump disse que a ação desperta "a esperança de todos de que a justiça será feita". Ele acusa a adversária de ter colocado a segurança do país em risco.

O caso parecia encerrado quando o FBI concluiu a investigação em julho, afirmando que Hillary havia sido "extremamente descuidada" ao usar uma conta privada de e-mail quando estava no governo, mas que não havia motivos para recomendar o indiciamento da ex-chanceler.

Em carta enviada nesta sexta (28) ao Congresso, Comey explica que os novos e-mails foram descobertos durante a apuração de um caso "não relacionado", mas que eles "parecem pertinentes à investigação" sobre Hillary.

Segundo apuração da Associated Press, o Departamento de Justiça chegou a alertar o FBI para que não enviasse a carta ao Congresso devido às possíveis consequências por conta da proximidade da eleição.

Comey não deu detalhes, mas a imprensa local diz que as novas mensagens foram recuperadas dos celulares de Huma Abedine, braço-direito de Hillary, e de seu marido, o ex-deputado Anthony Weiner.

O FBI começou a investigar Weiner sobre trocas de fotos eróticas com uma menina de 15 anos. Em 2011, ele já havia renunciado ao cargo de deputado federal após publicar foto de cueca numa rede social.


Endereço da página:

Links no texto: