Folha de S. Paulo


Presidente do Irã diz que eleição nos EUA é entre "ruim" e "pior"

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou neste domingo (23) que a escolha oferecida aos eleitores na eleição presidencial norte-americana é entre "ruim e pior" e que as acusações duras nos debates apontam para uma falta de moral na América.

"A América afirma ter mais de 200 anos de democracia, e eles tiveram 50 eleições presidenciais, mas não há moralidade naquele país", disse Rouhani em seu discurso, realizado ao vivo pela televisão estatal.

"Você viu os debates presidenciais, como eles falam... como eles acusam e zombam (um do outro)", disse Rouhani para uma multidão que se reuniu em um estádio durante sua visita à cidade de Arak.

Rouhani disse que um chefe de Estado lhe perguntou durante sua visita às Nações Unidas em setembro quem ele preferia entre o candidato republicano Donald Trump e sua rival democrata Hillary Clinton.

"Eu disse devo preferir o ruim sobre o pior ou o pior sobre o ruim?", disse Rouhani, político pragmático e clérigo que pode concorrer à reeleição na corrida presidencial do Irã em maio de 2017.


Endereço da página: