Folha de S. Paulo


Avianca suspende por algumas horas voos a Caracas após incidente com caça

Reinaldo Canato - 11.fev.2015/UOL
Boeing 787 da Avianca, do mesmo modelo que se envolveu no incidente
Boeing 787 da Avianca, do mesmo modelo que se envolveu no incidente

A aérea colombiana Avianca suspendeu por algumas horas voos para Caracas e evitou o espaço aéreo venezuelano depois que um caça militar da Venezuela se aproximou de um seus aviões na noite desta sexta (21), criando um incidente diplomático.

O ministério da Defesa da Colômbia disse que o Boeing 787 ia de Madri a Bogotá com cerca de 200 passageiros a bordo quando o piloto viu no radar outra aeronave próxima; ele notificou as autoridades colombianas e desviou da sua rota. Quatro minutos depois, o avião militar saiu de perto e o jato retomou seu plano de voo original.

Depois que o avião pousou em Bogotá, autoridades venezuelanas disseram que o caça fazia um patrulhamento de rotina.

"Estamos esperando que eles [Venezuela] garantam as condições de segurança necessárias para operarmos", disse Gilma Usuga, porta-voz da Avianca.

Da sua parte, autoridades venezuelanas disseram que o presidente Nicolás Maduro ordenou que o incidente fosse investigado.

Horas depois, a companhia aérea emitiu um comunicado em que disse que retomaria os voos à Venezuela neste domingo (23), "após esclarecimentos entre os governos da Colômbia e da Venezuela".

Os dois países têm um histórico de relações conturbadas. O governo venezuelano por vezes acusa a Colômbia de provocações, enquanto os colombianos dizem que Caracas dá apoio a guerrilhas no território da Colômbia.


Endereço da página: