Folha de S. Paulo


Alemanha aprova lei que regulamenta espionagem no exterior

Hannibal Hanschke - 26.set.2016/Reuters
Activists protest with a banner showing the picture of Edward Snowden in front of the Reichstag building, the seat of the lower house of parliament Bundestag, against a planned law reform to Federal Intelligence Service in Berlin, Germany September 26, 2016. The banner reads
Manifestantes protestam diante da Câmara Baixa do Legislativo alemão contra lei de espionagem

Parlamentares da Alemanha aprovaram nesta sexta-feira (21) uma lei controversa que regulamenta a espionagem de instituições e indivíduos estrangeiros, tanto dentro quanto fora do país.

A lei faz aumentar o controle do Legislativo sobre a BND, agência alemã de espionagem.

O governo diz que a medida é necessária para detectar extremistas que estariam planejando atentados terroristas na Alemanha ou em outros países da Europa.

"Como iremos encontrar suspeitos de terrorismo? Como queremos detectá-los senão por esses meios?", disse Clemens Binninger, parlamentar da coalizão governista.

Críticos dizem que a medida restringe liberdades individuais e o direito à privacidade. A oposição ameaçou recorrer contra a lei na Suprema Corte da Alemanha e na Corte de Justiça Europeia.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, assim como a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, estavam entre as pessoas espionadas pelos EUA, conforme revelou em 2013 o técnico do serviço de inteligência americano Edward Snowden.


Endereço da página:

Links no texto: