Folha de S. Paulo


Lembrete de rede social impulsiona registro de eleitores nos EUA

Um lembrete de 17 palavras publicado pelo Facebook contribuiu para um aumento substancial do registro on-line de eleitores, de acordo com autoridades eleitorais dos Estados Unidos.

Pelo menos nove secretários de Estado estaduais atribuíram ao lembrete sobre o registro eleitoral, postado durante quatro dias em setembro pela rede social, a responsabilidade por aumentar o número de inscrições, em alguns casos de maneira considerável.

Dados de nove outros Estados mostram que o número de inscrições subiu drasticamente no primeiro dia da campanha, comparado ao dia anterior.

"O Facebook claramente fez com o ponteiro se movimentasse", afirmou Alex Padilla, secretário de Estado da Califórnia, em entrevista na terça-feira (11).

Lucy Nicholson - 27.set.2016/Reuters
Eleitora se registra em Los Angeles, na Califórnia; voto nos EUA não é obrigatório
Eleitora se registra em Los Angeles, na Califórnia; voto nos EUA não é obrigatório

Na Califórnia, 123.279 pessoas se registraram para votar ou atualizaram seu registro eleitoral em 23 de setembro, o primeiro dia no qual o Facebook postou o lembrete eleitoral para seus usuários. Foi o quarto mais alto total diário de inscrições eleitorais na história do site de registro on-line de eleitores do Estado.

Indiana, de modo semelhante, registrou seu terceiro mais alto total de registro de eleitores, e Minnesota bateu o recorde de registro de eleitores em uma semana, graças em parte à campanha do Facebook, que se estendeu de 23 a 26 de setembro.

Todos eles são parte dos nove Estados nos quais as autoridades eleitorais elogiaram a rede social em comunicados oficiais.

O esforço do Facebook é notável não só por elevar o total de eleitores registrados mas pelos tipos de eleitor que pode ter ajudado a se inscrever.

Embora o site não tenha oferecido uma distribuição demográfica sobre os eleitores registrados, a rede social é mais popular entre as mulheres do que entre os homens, e também entre os usuários mais jovens, ante os mais velhos, de acordo com dados do Centro de Pesquisa Pew em 2015.

Os dois grupos —mulheres e jovens— tendem a favorecer o Partido Democrata. Na Califórnia, por exemplo, quase 24% dos eleitores registrados on-line durante a campanha do Facebook vieram da faixa etária dos 17 aos 25 anos. Outros 30% são californianos entre 26 e 35 anos.

"Fica bem claro que a campanha de lembretes eleitorais do Facebook teve efeitos desproporcionais de motivação sobre os eleitores mais jovens", disse Padilla.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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