Folha de S. Paulo


Empresa aérea norte-coreana serve lanche empanado e refrigerante lilás

Johanna Nublat/Folhapress
Tradicional hambúrguer adocicado servido no voo da Air Koryo, empresa aérea da Coreia do Norte
Tradicional hambúrguer adocicado servido no voo da Air Koryo, empresa aérea da Coreia do Norte

Parte da experiência de ir à Coreia do Norte é embarcar na empresa aérea estatal, a Air Koryo, que opera alguns voos curtos internacionais em aeronaves russas (em variantes do Tupolev 204) e ucranianas (Antonov 148).

Na internet, a primeira referência à Air Koryo é sua classificação como "a pior companhia aérea do mundo", por ser a única listada com apenas uma estrela pelo site Skytrax, que avalia serviço e conforto —a Latam e a Gol receberam três estrelas, de um máximo de cinco.

Estrangeiros que lidam com turismo na Coreia do Norte, porém, veem a classificação como "boba e inverídica" e dizem que houve modernização na frota para voos internacionais.

"[A classificação] é lançada pelo Skytrax e gera alguma publicidade para eles. Possivelmente eles fazem isso atrás de risadas, já que [a avaliação] difere dos comentários de passageiros no site. De toda forma, não é justa", avalia Simon Cockerell, da agência Koryo Tours, em Pequim, que leva cerca de 2.000 pessoas por ano ao país. Não há registros de acidentes fatais desde 1983.

A reportagem da Folha embarcou em dois voos da Air Koryo, ambos no Tupolev 204, no trecho entre Pequim e Pyongyang, em setembro.

Os passageiros são recebidos com revistas e jornais norte-coreanos (com opção em inglês) e comissárias sorridentes que falam inglês.

Johanna Nublat/Folhapress
Comissárias da companhia Air Koryo servem passageiros no voo para Pyongyang, em uma aeronave russa Tupolev 204
Comissárias da companhia Air Koryo servem passageiros no voo para Pyongyang, em uma aeronave russa Tupolev 204

Na classe econômica —também há a opção executiva—, o espaço para as pernas não difere do que se vê num voo brasileiro. Mas a poltrona do Tupolev reclina consideravelmente mais.

Em 1h20 de um voo tranquilo, foram oferecidos como lanche um hambúrguer empanado adocicado, iogurtes e um refrigerante lilás.

Os turistas, que compõem boa parte do voo, aproveitam para entrar no clima de passeio e tirar selfies, apesar do veto às fotografias no avião.

Já os norte-coreanos, identificáveis pelos broches com as fotos dos líderes no peito, e aqueles que fazem comércio despacham inúmeros pacotes –só um viajante despachou dez volumes (160 kg).

AVIÕES VINTAGE

A frota da Air Koryo inclui, ainda, uma coleção de aviões soviéticos, que não fazem rotas internacionais, mas atraem aficionados por aviação. Há, inclusive, tours específicos para esse público.

"A Air Koryo tem um lugar no coração dos entusiastas da aviação devido a continuar operando uma frota clássica, mantida de forma imaculada. Alguns modelos, como o Ilyushin IL-18 e o IL-62, só estão em atividade na Coreia do Norte e, como são consideradas lendas da indústria da aviação, têm muito apelo", diz David Thompson, da Juche Travel Services, baseada no Reino Unido.

A internet está cheia de fotos e relatos de estrangeiros que participaram dos tours da aviação norte-coreana, descrevendo barulhos de motores e as cabines vintage.

Além da Air Koryo, que faz a maioria dos voos para Pyongyang, é possível embarcar em um voo da Air China ou viajar de trem –neste caso, um trajeto que leva 25 horas, saindo de Pequim.


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