Folha de S. Paulo


Conselho de Segurança da ONU nomeia Guterres como secretário-geral

Salvatore Di Nolfi - 18.dez.2015/Associated Press
O ex-premiê português Antonio Guterres responde a pergunta durante entrevista na ONU
O ex-premiê português Antonio Guterres responde a pergunta durante entrevista na ONU

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu nesta quinta-feira, por unanimidade, o ex-primeiro-ministro de Portugal António Guterres como novo secretário-geral, recomendando que a Assembleia Geral conceda cinco anos de mandato a ele a partir de 1° de janeiro de 2017.

A Assembleia Geral deve se reunir na próxima semana para aprovar a nomeação de Guterres, de 67 anos, que irá substituir o sul-coreano Ban Ki-moon, de 72 anos. Ban deixará o posto no final de 2016, após dois mandatos como secretário-geral.

Guterres foi primeiro-ministro de Portugal de 1995 a 2002 e serviu como alto comissário da ONU para os refugiados de 2005 a 2015.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, elogiou nesta quinta-feira a escolha do ex-primeiro-ministro português António Guterres como seu sucessor à frente da entidade.

"Conheço Guterres muito bem e considero uma super escolha", disse Ban a repórteres em Roma, após encontro com o presidente italiano.

"Sua experiência como primeiro-ministro português, seu amplo conhecimento em questões mundiais, e seu intelecto irão servi-lo bem na liderança da Organização das Nações Unidas em um período crucial", disse Ban.


Endereço da página:

Links no texto: