Folha de S. Paulo


Após protestos, comissão parlamentar polonesa rejeita proibição do aborto

A comissão do Parlamento da Polônia responsável por analisar o projeto de proibir o aborto no país recomendou nesta quarta-feira (5) rejeitar a iniciativa. A decisão ocorre após os protestos maciços dos últimos dias.

A recomendação da comissão parlamentar, entretanto, ainda deve ser submetida à votação no plenário da Câmara, provavelmente nesta quinta-feira.

Slawomir Kaminski/Agencja Gazeta/via Reuters
Mulheres protestam na Polônia, contra projeto de lei que proíbe totalmente o aborto no país
Mulheres protestam na Polônia, contra projeto de lei que proíbe totalmente o aborto no país

A decisão da comissão, tomada numa sessão caótica e realizada num tom emocional, ocorreu após um protesto que reuniu milhares de mulheres na segunda, que vestiram preto e boicotaram o trabalho. A manifestação fez lojas, universidade e escolas a fecharem as portas.

O projeto rejeitado buscava proibir totalmente a interrupção voluntária da gravidez. Mulheres que tivessem passado pelo procedimento poderiam ser punidas com cinco anos de prisão. Médicos que tivessem feito assistência também poderiam ir para a cadeia.

A Polônia já tem uma das leis de aborto mais restritivas da Europa e pesquisas de opinião mostram pouco apoio a um diploma ainda mais rigoroso. De maioria católica, a Polônia permite hoje o aborto legal apenas em caso de estupro, incesto, problemas graves com o feto e sério risco à saúde da mulher grávida.


Endereço da página: