Folha de S. Paulo


Farc pedem desculpas por sequestros feitos durante conflito na Colômbia

John Vizcaino/Reuters
Weapons are seen at a camp of the 51st Front of the Revolutionary Armed Forces of Colombia (FARC) in Cordillera Oriental, Colombia, August 16, 2016. Picture taken August 16, 2016. REUTERS/John Vizcaino ORG XMIT: JWV22
Armas em campo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em Cordillera Oriental

Enquanto se preparam para assinar um acordo de paz com o governo, os rebeldes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) pediram desculpas pela "grande dor" causada com o sequestro de milhares de pessoas.

Em vídeo divulgado na noite de domingo (11), a guerrilha reconheceu a autoria dos sequestros, mas afirmou que não repetirá os atos no futuro. As Farc e o governo colombiano assinarão no dia 26 de setembro o pacto que visa o fim do conflito de mais de 50 anos e que gerou 220 mil mortes, além de obrigar milhões de pessoas a deixar suas casas.

Farc pedem desculpas

Caso o acordo seja aprovado no plebiscito a ser realizado no dia 2 de outubro, cerca de 7.000 combatentes da guerrilha serão incorporados à sociedade e terão autorização para formar um partido político.

"Queremos reconhecer, com o sentimento de humanidade e de reconciliação, a grande dor causada pelas Farc com o sequestro de pessoas para pedidos de resgate", afirmou, no vídeo, Ivan Marquez, comandante das Farc e principal negociador.

"Aquela conduta, que sempre foi usada para sustentar as necessidades da rebelião, resultou em danos para famílias inteiras", acrescentou ele em Havana, Cuba, onde as negociações ocorreram.

Cerca de 27 mil pessoas foram sequestradas entre 1970 e 2010, de acordo com autoridades do governo. Até 90% delas foram realizadas pelas Farc. A guerrilha acumulou uma fortuna com sequestros, extorsões e tráfico de drogas.


Endereço da página:

Links no texto: