Folha de S. Paulo


Árvore que resistiu ao 11 de Setembro simboliza resiliência de Nova York

Ela foi o último ser vivo retirado da pilha de destroços. E por pouco: quando os operários a encontraram, sob toneladas de escombros três semanas após o atentado que em 11 de setembro de 2001 atingiu as Torres Gêmeas, não era mais do que um cotoco de pereira-de-jardim.

Estava reduzida a um quarto do que media antes. Oito metros de tronco carbonizado, nenhuma folhinha para contar a história. Levaram-na para um abrigo no distrito do Bronx, ainda coberta com poeira cinza tóxica.

Gabriel Cabral/Folhapress
Guia fala sobre a única árvore que sobreviveu aos atentados de 11 de Setembro de 2001 em NY
Guia fala sobre a única árvore que sobreviveu aos atentados de 11 de Setembro de 2001 em NY

"Cuidamos dela por nove anos, mas nunca achamos que causaria tanto barulho", diz à Folha o horticultor Richie Cabo, um dos responsáveis por cuidar da Árvore Sobrevivente.

Foi assim batizada por ser a única planta, entre centenas de exemplares que esverdeavam o complexo de sete prédios do World Trade Center, a não tombar no ataque.

Cabo, um tipo meio hippie que tem foto com um totem do Elvis Presley em redes sociais, conta que aplicou à pereira a mesma lenda que "humanos" usam para falar do roqueiro: sua protegida não morreu, apenas precisava voltar para casa.

Deu-lhe fertilizantes e estimulantes para as raízes, fincadas no jardim do World Trade Center ainda nos anos 1970. A árvore reagiu bem.

Em 2010, contudo, quase caiu uma segunda vez.

"Não só superou o 11/9, mas foi derrubada por uma tempestade", afirma à reportagem Scott Eliott, que dirige "The Trees" (as árvores), documentário sobre a nova flora do espaço. "A árvore é uma nova-iorquina até o talo: colocam-na para baixo, mas ela não fica no chão."

A proeminente bióloga Jane Goodall, que já escreveu sobre plantas que superaram as bombas atômicas no Japão, falou sobre a sobrevivente americana em "Sementes da Esperança".

"Todo ano, suas flores brancas davam um toque de primavera no mundo de concreto", escreve. "Ela não é uma visão espetacular —não até você perceber por tudo o que passou e entender o milagre de sua sobrevivência."

No fim de 2010, a árvore foi replantada no World Trade Center, já com dez metros de altura. Hoje, é protegida por uma cerca, sob o olhar atento de seguranças, e coprotagonista de selfies de turistas sorridentes.

Michael Bloomberg, que era prefeito de Nova York então, disse que ela representava a "resiliência da cidade".

Quando o Osama Bin Laden foi morto, em 2011, o presidente Barack Obama colocou uma coroa de flores azuis, vermelhas e brancas sob seus galhos.

Não faltou candidato para tirar uma casquinha da Árvore Sobrevivente.


Endereço da página:

Links no texto: