Folha de S. Paulo


Trump agora crê que Obama nasceu nos EUA, afirma chefe de campanha

Kellyanne Conway, chefe da campanha de Donald Trump, disse que o candidato republicano agora acredita que o presidente Barack Obama nasceu nos Estados Unidos, tentando encerrar assim a controvérsia sobre a nacionalidade do chefe de Estado.

"Trump acredita que o presidente Obama nasceu aqui (...). Que nasceu no Havaí", afirmou Conway à CNN. A declaração repercute o comentário do ex-prefeito de Nova York, o republicano Rudy Giuliani, que na quinta à noite (8) disse que o candidato de seu partido à Presidência agora aceita a legitimidade da cidadania americana de Obama.

"Donald Trump agora acredita que ele nasceu nos Estados Unidos", afirmou Giuliani à MSNBC. "Eu acho. Ele acha. Todos nós achamos. Levou um tempo", acrescentou. Trump foi o mais ferrenho defensor de um movimento chamado "birther", segundo o qual Obama não teria nascido nos Estados Unidos e que, por isso, de acordo com a Constituição, não podia ser eleito como presidente.

Em 2011, ele disse ter enviado investigadores ao Havaí, local de nascimento de Obama, para verificar a autenticidade de seus documentos. "O que estão descobrindo é inacreditável", disse Trump naquela ocasião.

Mesmo depois de Obama apresentar sua certidão de nascimento, Trump afirmou, em 2012, que tinha informações de que o documento era falso.

Obama nasceu em Honolulu, no Havaí, filho de uma americana e um queniano. Seus rivais especulavam que o presidente teria nascido no Quênia ou na Indonésia, onde passou parte da infância.


Endereço da página:

Links no texto: