Folha de S. Paulo


Estátuas de Donald Trump nu movimentam cidades americanas

Brendan McDermid/Reuters
People photograph a naked statue of U.S. Republican presidential nominee Donald Trump that was left in Union Square Park in New York City, U.S. August 18, 2016. REUTERS/Brendan McDermid FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVES. TEMPLATE OUT ORG XMIT: NYK508
Pessoas posam para fotos com a estátua do candidato republicano, Donald Trump, em Nova York

Uma estátua de Donald Trump nu, com a barriga saliente e cabelo loiro, provocou muitos risos em Nova York nesta quinta-feira (18) antes de ser removida por guardas de um parque.

Com as mãos cruzadas em cima da barriga, a estátua foi colocada na Union Square, chamando atenção ao longo da movimentada rua.

Spencer Platt/Getty Images/AFP
NEW YORK, NY - AUGUST 18: Park authorities haul away a statue of a naked GOP presidential candidate Donald Trump that appeared in Union Square Park this morning on August 18, 2016 in New York City. The illegally placed statue drew hundreds of curious onlookers, who took selfie picture with the statue, which was signed
Autoridades removem uma das esculturas do republicano Donald Trump nu, em Nova York

O Indecline, um coletivo de ativistas, lançou um vídeo em seu site mostrando a controversa estátua do candidato republicano nu sendo feita, chamando o trabalho de "O Imperador Não Tem Culhões".

O grupo de ativistas disse esperar que Trump "nunca seja colocado na posição política e militar mais poderosa do mundo". As estátuas também foram colocadas em outras cidades americanas, como São Francisco e Seattle, informou o Indecline.

Mas o departamento de parques e recreação de Nova York se mostrou indiferente ao ato. Os guardas arrancaram a estátua e, em seguida, usado pás para destruir a base, retiraram a plataforma de metal do chão.

"O parque removeu a estátua", disse à AFP um porta-voz do departamento. "A instalação de qualquer estrutura em um parque da cidade que não tenha sido aprovada é ilegal."

Durante a manhã, transeuntes paravam para tirar fotografias, posavam para selfies ou apenas riam da representação do bilionário de Nova York.

"Foi muito divertido. Todo mundo está rindo e tirando fotos", disse Rahshawn Gilmore, 22, que trabalha em uma loja próxima. "Foi maravilhoso".

Gilmore disse que não achou ofensivo, mas admitiu que algumas crianças poderiam estar "perambulado por lá".

Peri Fisher, 48, representante de uma empresa de eletrônicos, disse que ficou satisfeita ao ver um político masculino, "pra variar", sendo julgado por sua aparência e criticou a decisão de retirar a estátua.

"Pessoalmente eu acho que Trump é louco e não serve para ser presidente, não que Hillary Clinton [rival democrata] sirva muito, mas ela é o mal menor", disse.

"Certo ou errado as pessoas devem ter o direito de colocar isso lá. Ele é uma figura pública —figuras públicas estão sujeitas a serem zombadas. Isso foi uma piada. É apenas uma parte do 'american way of life'", acrescentou Fisher.

A campanha de Trump não quis comentar a colocação das estátuas.


Endereço da página: