Folha de S. Paulo


Japão reativa reator nuclear parado desde catástrofe de Fukushima

Um reator nuclear parado desde a catástrofe de Fukushima, em 2011, foi reativado nesta sexta-feira (12) no Japão, onde atualmente apenas duas unidades estavam funcionando.

A companhia Shikoku Electric Power informou que o reator número três de sua usina em Ikata (700 km a sudoeste de Tóquio) foi acionado nesta sexta e alcançará seu nível operacional total em dez dias.

O reator deverá começar a gerar eletricidade na próxima segunda-feira (15), afirmou a empresa. O abastecimento de eletricidade para a rede comercial começará em setembro, depois de verificações finais.

AFP
Reator 3 (à dir.) da usina nuclear de Ikata, a 700 km de Tóquio, será reativado após cinco anos do desastre de Fukushima
Reator 3 (à dir.) da usina nuclear de Ikata (Japão) será reativado cinco anos após tragédia de Fukushima

Antes do tsunami de 2011, quando a água invadiu a central nuclear de Fukushima no maior desastre nuclear mundial desde Tchernóbil (1986), havia 54 reatores nucleares em operação no Japão.

Após as perícias, o governo decidiu fechar definitivamente 12 deles e suspender a operação dos demais enquanto eram realizados trabalhos para melhorar a segurança.

Posteriormente, foram reativados os reatores Sendai 1 e 2, que eram os únicos em operação até o momento. Outras duas unidades que tinham começado a operar no início do ano, Takahama 3 e 4, foram paralisadas semanas depois por uma ordem judicial.

A maioria da população japonesa se opõe à reativação das centrais nucleares realizada pelo governo.

Kyodo - 20.ago.2013/Reuters
Vista aérea da usina nuclear de Fukushima em foto tirada em agosto de 2013, dois anos após tsunami
Vista aérea da usina nuclear de Fukushima em foto tirada em agosto de 2013, dois anos após tsunami

Endereço da página:

Links no texto: