Folha de S. Paulo


Atirador planejou ataque em shopping de Munique por um ano, diz polícia

O autor do tiroteio em Munique que deixou 9 mortos e 35 feridos, preparou o ataque durante um ano, informou a polícia alemã neste domingo (24).

Ali David Sonboly, jovem alemão-iraniano de 18 anos, atraiu as vítimas para o local do ataque, prometendo, por meio de uma página hackeada no Facebook, lanche de graça a quem chegasse numa lanchonete na sexta-feira (22). Sete das nove vítimas do atirador eram adolescentes –cinco tinham menos de 16 anos.

"Ele preparou seu ataque durante um ano e não escolheu especificamente quem mataria", declarou Robert Heimberger, o chefe da polícia bávara, em entrevista coletiva.

A polícia considera que o atirador tenha sido influenciado pelo massacre na cidade de Winnenden, no sudoeste da Alemanha, em março de 2009, quando um jovem de 17 anos matou 15 pessoas e depois suicidou-se.

"As primeiras observações levam à conclusão que ele se interessou por este ato. Foi visitar a cidade há um ano e tirou fotos", explicou o chefe da polícia. "Em seguida, planejou seu próprio ato de matança."

O ataque em Munique ocorreu no dia em que se completaram cinco anos do massacre na Noruega, em que o extremista Anders Breivik matou 77 pessoas. Um colega de classe de Sonboly disse ao tabloide alemão "Bild" que o atirador de Munique tinha como imagem de perfil no WhatsApp uma foto do rosto de Breivik.

Sonboly tinha histórico de depressão e ficou internado durante dois meses em 2015 para tratamento psiquiátrico, disse um porta-voz da polícia.

Contrariando os meios de comunicação que destacaram a origem estrangeira das vítimas, o procurador da cidade, Thomas Steinkraus-Koch, afirmou que o foco não era contra estrangeiros.

A polícia alemã também afirma que Sonboly não tem vínculos com o grupo extremista Estado Islâmico.


Endereço da página:

Links no texto: