Folha de S. Paulo


Clérigo rival de Erdogan pede aos EUA para não ser extraditado

O clérigo opositor turco Fethullah Gülen pediu aos Estados Unidos, país onde vive desde 1999, que rejeitem os pedidos da Turquia para extraditá-lo, após ser acusado de promover a tentativa de golpe militar.

"O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, mais uma vez demonstrou que fará o que for necessário para consolidar seu poder e perseguir seus críticos", disse Gülen em um comunicado divulgado na terça (19).

Divulgação
O líder religioso do movimento Hizmet, Fethullah Gülen, em sua casa na Pensilvânia, nos EUA
O líder religioso do movimento Hizmet, Fethullah Gülen, em sua casa na Pensilvânia, nos EUA

"Peço ao governo dos Estados Unidos que rejeite qualquer tentativa de abuso do processo de extradição para a realização de vinganças políticas."

Gülen, que se autoexilou nos Estados Unidos em 1999, nega qualquer envolvimento na tentativa de golpe de Estado contra Erdogan. "É ridículo, irresponsável e falso sugerir que tive algo com este horrível e fracassado golpe."

Ele é lider espiritual do movimento Hizmet, que promove o Islã moderado em dezenas de países e é qualificado de grupo terrorista pelo governo turco.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse na terça-feira que seu governo enviou quatro documentos aos Estados Unidos para obter a extradição de Gülen.

Quatro dias após a tentativa de golpe contra o regime de Erdogan, o governo turco realizava uma vasta operação destinada a acabar com a suposta influência do clérigo no país.

O Conselho de Ensino Superior pediu a renúncia de mais de 1.500 reitores e decanos de universidades públicas e das que estão vinculadas a fundações privadas.

Segundo um balanço da AFP, ao menos 25 mil funcionários, sobretudo policiais e educadores, foram suspensos ou destituídos de suas funções em todo o país, no âmbito da caça de "gülenistas".

Além disso, 9.322 militares, magistrados e policiais são alvos de procedimento judicial, declarou o vice-primeiro-ministro Numan Kurtulmus, sem fornecer mais detalhes.


Endereço da página:

Links no texto: