Folha de S. Paulo


Movimento do clérigo Fethullah Gülen é o maior grupo civil turco

O Hizmet é considerado o maior e mais institucionalizado grupo civil islâmico da Turquia.

Criado no final da década de 1960 por Fethullah Gülen, o movimento, segundo seus membros, tem como principal objetivo promover a coexistência pacífica entre religiões e culturas, a democracia e a liberdade de pensamento por meio de organizações sem fins lucrativos, como centros culturais, escolas (incluindo universidades), jornais, canais de TV, hospitais e fundações.

Divulgação
O líder religioso do movimento Hizmet, Fethullah Gülen, em sua casa na Pensilvânia, nos EUA
O líder religioso do movimento Hizmet, Fethullah Gülen, em sua casa na Pensilvânia, nos EUA

O "Zaman", que foi o jornal de maior circulação na Turquia, por exemplo, era ligado ao movimento —até março, quando foi invadido pela polícia e passou a ser controlado pelo governo do presidente Recep Tayyip Erdogan. Desde a intervenção, segundo o Hizmet, as vendas do periódico caíram de 700 mil para 2.500 cópias diárias.

O Hizmet não possui estrutura formal que coordene a ação de seus membros, presentes por livre associação. Dessa forma, é quase impossível estimar o número de pessoas que hoje fazem parte do grupo, embora analistas estimem que de 10% a 15% da população turca seja simpatizante.

A opacidade organizacional e numérica do Hizmet leva algumas pessoas a considerá-lo uma organização religiosa semissecreta, com intenções políticas conspiratórias. Membros do movimento, no entanto, negam as suspeitas.

No final de agosto de 2000, pouco depois de se autoexilar nos EUA, Gülen foi acusado por um promotor turco de organizar um movimento para derrubar o Estado secular estabelecido na Turquia desde 1923 e instaurar um governo teocrático. Em 2006, o caso foi indeferido pelo Tribunal de Segurança do Estado. Gülen permaneceu nos EUA e, em 2008, recebeu o visto de residência.

Em São Paulo, o Hizmet administra o Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) e uma escola no bairro de Santo Amaro, o colégio Belo Futuro Internacional.


Endereço da página:

Links no texto: