Folha de S. Paulo


saiba mais

Feriado do Dia da Bastilha é um dos mais importantes da França

O Dia da Bastilha, comemorado em 14 de julho na França, marca o aniversário da derrubada e tomada da notória prisão parisiense da Bastilha em 1789, durante a Revolução Francesa.

Construída no século 14, a fortaleza da Bastilha foi utilizada ao longo de sua história como prisão tanto para criminosos comuns quanto para opositores da monarquia francesa e da Igreja Católica. Na data de sua invasão, em 14 de julho, no entanto, contava com poucos prisioneiros. Assim, a tomada teve principalmente uma importância simbólica.

Tradicionalmente, neste feriado é realizado um grande desfile militar na avenida Champs Elysees, em Paris, com a presença de unidades de elite, tanques e a demonstração aérea de jatos militares. Desfiles menores e bailes também ocorrem em outras cidades francesas, tanto na véspera quanto na própria data.

À noite, são montados grandes espetáculos com fogos de artifício, que costumam reunir milhares de pessoas.

Um ano depois da tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1880, ocorreu a chamada Festa da Federação, que marcou a data revolucionária e celebrou a queda da monarquia francesa. Segundo relatos da época, mais de cem mil pessoas participaram dos festejos. Com isso, o 14 de julho passou a ser considerado o dia da festa nacional francesa.


Endereço da página:

Links no texto: