Folha de S. Paulo


Temer lamenta atentado na França durante feriado nacional

O presidente interino, Michel Temer, lamentou nesta quinta-feira (14) atentado durante os festejos da Queda da Bastilha em Nice, no sul da França.

Em nota oficial, o peemedebista disse que o povo francês foi vítima de "mais uma injustificada intolerância" e chamou o incidente de "abjeto" e "ultrajante".

Ele considerou lamentável ainda que o incidente tenha ocorrido no aniversário da Queda da Bastilha, data comemorativa no país europeu.

"Os assassinos não conseguirão seu intento. Muito ao contrário, apenas reforçarão os laços entre países livres, que buscam a igualdade de condição entre as nações do mundo", disse.

Segundo ele, nesta quinta-feira (14), "somos todos franceses". "O Brasil se une a todos que desejam e lutam pela paz e harmonia no mundo. Estamos juntos contra a intolerância e a barbárie", disse.

O atentado ocorreu durante festa em comemoração ao feriado francês. Um caminhão avançou sobre milhares de pessoas. O veículo entrou na área fechada da esplanada dos Ingleses, avenida litorânea da cidade da Côte D'Azur, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília), pouco antes da queima de fogos que marca o mais importante feriado francês.

*

Leia a íntegra da nota oficial

O povo francês foi vítima da mais injustificada intolerância neste 14 de julho. É abjeta e ultrajante a ação perpetrada contra inocentes que celebravam os mais elevados valores universais: a liberdade dos povos; a igualdade entre os cidadãos e a fraternidade como elemento das relações entre seres humanos.

Os assassinos não conseguirão seu intento. Muito ao contrário, apenas reforçarão os laços entre países livres, que buscam a igualdade de condição entre as nações do mundo. E a fraternidade continuará a guiar nossos povos.

Hoje, mais do que nunca, somos todos franceses. Irmãos na dor e solidariedade a todos os mortos e feridos, suas famílias e amigos. O Brasil se une a todos que desejam e lutam pela paz e harmonia no mundo. Estamos juntos contra a intolerância e a barbárie.


Endereço da página:

Links no texto: