Folha de S. Paulo


Toureiro espanhol morre em torneio transmitido ao vivo pela TV

Vincent West/Reuters
A runner sprints in front of a Jose Escolar Gil fighting bull near the entrance to the bullring during the third running of the bulls at the San Fermin festival in Pamplona, northern Spain, July 9, 2016. REUTERS/Vincent West ORG XMIT: VPW14
Participante do festival de São Firmino foge de touro em Pamplona, na Espanha

Um toureiro de 29 anos morreu neste sábado (9) durante um torneio na cidade de Teruel, a cerca de 270 quilômetros de Pamplona (Espanha).

Victor Barrio foi atingido no peito pelo chifre do touro enquanto se apresentava, em performance transmitida ao vivo pela televisão. Foi a primeira vez, desde a virada do século, que um toureiro espanhol morreu em uma arena.

Ainda neste sábado, um homem de 28 anos morreu enquanto participava de uma corrida em Pedreguer, sudeste do país, próximo à Valência.

Segundo um porta-voz do governo regional, ele foi atingido pelo chifre de um touro no pulmão e no coração.

Alvaro Barrientos/Associated Press
Corpo de touro morto em arena de Pamplona, na Espanha; cidade celebra todos os anos festival de São Firmino
Touro morto em arena de Pamplona, na Espanha; cidade celebra todos os anos festival de São Firmino

Nessas corridas (chamadas de encierros), cuja a mais famosa é a de São Firmino (em Pamplona), touros são soltos por ruas estreitas, onde perseguem os corredores, que usam lenços vermelhos e atiçam os animais. O festival de São Firmino atraiu 1,4 milhões de turistas no ano passado.

Na corrida de Pamplona deste sábado, um turista japonês de 33 anos ficou gravemente ferido, assim como um espanhol de 24. Outras 12 pessoas ficaram com ferimentos leves.


Endereço da página:

Links no texto: