Folha de S. Paulo


Trump é chamado de antissemita após postar imagem com estrela judaica

Já acusado de ser racista, xenófobo e misógino, Donald Trump foi agora tachado por críticos de antissemita, após tuitar no sábado (2) uma montagem de Hillary Clinton cercada por notas de US$ 100.

A inscrição "a candidata mais corrupta de todos os tempos" aparece dentro de uma estrela vermelha que lembra a de Davi, um dos mais importantes símbolos judaicos.

Reprodução/The Guardian
Perfil de Trump no Twitter trocou imagem com estrela de seis pontas sobre Hillary Clinton após críticas de antissemitismo
Perfil de Trump no Twitter trocou imagem com estrela de seis pontas após críticas de antissemitismo

A imagem foi deletada no mesmo dia e substituída por outra, em que a estrela de seis pontas vira um círculo. O estrago, contudo, já havia sido feito.

Não demorou para que a origem da montagem viesse à tona: o /pol/, fórum digital "politicamente incorreto" que atrai neonazis, foi o primeiro a publicá-la (já a apagou). O site Mic rastreou o nome do arquivo original: "HillHistory.jpg", o que pode remeter a "HH", código para "Heil Hitler", a saudação nazista.

A estrela de Davi –o rei mais famoso de Israel– está na bandeira desse país. Durante o Holocausto, as tropas alemãs obrigavam judeus a bordá-la em suas roupas.

O uso de "imagem flagrantemente antissemita" já seria "perturbador o bastante", disse na segunda (4) Sarah Bard, que coordena a campanha da virtual presidenciável democrata (que é metodista) na comunidade judaica.

Mas não seria a primeira nem segunda vez que o magnata ataca uma minoria, "e isso deveria ser motivo de grande preocupação para eleitores", completou.

Nos últimos dias, assessores de Trump fizeram um tour por TVs americanas para refutar que o patrão seja antissemita.

Um dos principais argumentos: sua filha Ivanka Trump é judia, assim como seus netos. Ivanka diz manter dieta kosher e respeitar o shabat, dois princípios da religião. Ela se converteu para casar com judeu ortodoxo Jared Kushner, pai de seus três filhos.

No Twitter, Trump disse que, apesar da insistência da "mídia desonesta", a imagem poderia remeter a "um distintivo de xerife ou uma simples estrela". Em fevereiro, ele já foi criticado por não condenar de cara o apoio de David Duke, ex-"grande mago" na hierarquia do Klu Klux Klan, à sua candidatura.

Trump


Endereço da página: