A morte do escritor e ativista judeu Elie Wiesel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1986, foi lamentada por líderes políticos e ativistas de direitos humanos de todo o mundo neste sábado (2).
Wiesel morreu aos 87 anos em sua casa em Nova York, de causas ainda desconhecidas. Sobrevivente do Holocausto, ele contou sua vida no cárcere no livro "A noite" (1955), um dos primeiros relatos do massacre nazista.
Veja abaixo as reações à morte do ganhador do Nobel da Paz:
*
"Ele levantou sua voz, não só contra o antissemitismo, mas contra o ódio, a intolerância e ao fanatismo em todas as suas formas. Ele implorou para que cada um de nós, como nações e seres humanos, fizéssemos o mesmo, que víssemos a nós mesmos no outro e tornar realidade o desejo do 'nunca mais'."
BARACK OBAMA, presidente dos EUA
"Elie, um mestre das palavras, expressou em sua personalidade extraordinária e em seus livros fascinantes o triunfo do espírito humano contra a crueldade e o mal. Na escuridão do Holocausto na qual nossos irmãos e irmãs pereceram, ele serviu como um raio de luz e um farol de humanidade que acreditava na bondade do ser humano."
BINYAMIN NETANYAHU, primeiro-ministro de Israel
"Este homem universal tinha uma relação especial com a França, onde estudou depois da guerra, publicou sua primeira edição de 'A Noite' graças a Jérome Lindon, e onde criou a Academia Universal de Culturas em 1992."
FRANÇOIS HOLLANDE, presidente da França
"Sem Elie Wiesel no mundo, cabe a todos nós devemos combater os negacionistas. Com sua morte, todos nós teremos que trabalhar um pouco mais duro porque não teremos mais Elie para nos lembrar de quando o mundo foi silencioso e indiferente contra o mal. Agora é o nosso trabalho, e dos nossos filhos e netos, de assumirmos a responsabilidade de repetir a mensagem de Ellie de paz e esperança ao mundo."
RONALD LAUDER, presidente do Conselho Mundial Judaico
"Tive a honra e o privilégio de agradecê-lo pessoalmente por seus numerosos anos de trabalho e por salvar o mundo da apatia quando lhe dei a Medalha Presidencial. Talvez sua memória esteja nos abençoando."
SHIMON PERES, ex-presidente de Israel
"Perdemos uma das maiores vozes do nosso tempo. Descanse em paz, Elie Weisel"
MIA FARROW, atriz e ativista de direitos humanos