Folha de S. Paulo


Líder da campanha do Brexit é vaiado em Parlamento europeu após crítica

John Thys/AFP
Farage, líder do Ukip, e Juncker, presidente da Comissão Europeia, conversam antes de sessão em Bruxelas
Farage, do Ukip, e Juncker, presidente da Comissão Europeia, conversam antes de sessão em Bruxelas

O líder do partido de extema-direita britânico Ukip e um dos maiores defensores da saída do Reino Unido da União Europeia, Nigel Farage, causou mal-estar durante seu discurso no Parlamento europeu, em Bruxelas, nesta terça (28).

Farage disse aos parlamentares europeus que nenhum deles jamais havia feito "um trabalho apropriado" e foi vaiado por parte dos presentes. Alguns chegaram a se virar de costas durante a fala do britânico.

"Eu sei que nenhum de vocês fez um trabalho apropriado em suas vidas ou trabalhou com negócios ou comércio e nem criou um emprego", afirmou Farage.

Farage

O alemão Martin Schulz, presidente do Parlamento, interrompeu a fala do britânico para pedir silêncio, mas também para dizer que Farage estava errado. Segundo ele, os que vaiaram estavam usando as mesmas táticas que normalmente são usadas pelo Ukip contra seus adversários.

"Você está correto, sr. Schulz. Ukip costumava protestar contra o establishment. Agora o establishment protesta contra o Ukip. Então alguma coisa aconteceu aqui", afirmou.

Mais tarde, também na tribuna, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, perguntou a Farage por que ele compareceu à sessão do Parlamento europeu para debater as consequências da saída britânica da União Europeia.

E foi aplaudido pelos legisladores europeus quando disse que era a última vez que Farage e seus correligionários aplaudiriam dentro do Parlamento, em Bruxelas.

"Estou realmente surpreso que você esteja aqui. Você está lutando pela saída [britânica da UE]. O povo britânico votou a favor da saída. Por que você está aqui?", questionou Juncker.

Jean-Claude Juncker responde Farage

MELHORES AMIGOS

Em sua fala, Farage disse que o Reino Unido será o "melhor amigo" da União Europeia depois que o bloco fechar um acordo de comércio sem tarifas com os britânicos.

"Vamos firmar entre nós um sensato acordo comercial livre de tarifas e depois reconhecer que o Reino Unido será o seu melhor amigo... Seremos os seus melhores amigos no mundo", afirmou, completando que "rejeitar a ideia de um acordo comercial sensato teria consequências bem piores para vocês do que para nós".

O presidente da Comissão Europeia, por sua vez, exortou o Reino Unido a explicar rapidamente o que quer da UE no que diz respeito a uma nova relação. Ele, contudo, insistiu ter instruído sua equipe a não iniciar conversas preliminares com autoridades britânicas até que Londres acione o Artigo 50, um mecanismo de negociação de dois anos de duração para deixar a UE.

"Sem notificação, sem negociação", afirmou.


Endereço da página: