Folha de S. Paulo


Bilionário George Soros prevê queda vertiginosa da libra caso 'Brexit' vença

O magnata George Soros, 85, que enriqueceu apostando contra a libra esterlina em 1992, prevê uma queda vertiginosa da moeda britânica em caso de vitória do "Brexit" no plebiscito desta quinta (23).

"Caso o Reino Unido abandone a União Europeia, haverá um efeito claríssimo e imediato que afetará cada casa: o valor da libra cairá de forma vertiginosa", disse o bilionário americano em artigo publicado no jornal britânico "The Guardian" na segunda-feira (20).

Luke MacGregor/Reuters
O magnata americano George Soros, 85, em Londres
O magnata americano George Soros, 85, em Londres

Segundo Soros, a libra deverá cair ao menos 15%. "A ironia, neste caso, é que a libra passaria a valer o mesmo que o euro, uma forma de equiparar as moedas, o que ninguém deseja no Reino Unido."

O magnata de origem húngara prevê ainda que o abandono da União Europeia reduzirá o preço das moradias, mas também provocará perda de postos de trabalho e, eventualmente, recessão.

"Um voto a favor do 'Brexit' tornaria algumas pessoas muito ricas, mas a maioria dos eleitores empobrecerá consideravelmente", avalia Soros, o 23º homem mais rico do planeta, com uma fortuna de US$ 24,9 bilhões, segundo a revista "Forbes".

"O voto pela saída da UE pode fechar a semana com uma sexta-feira negra, com graves consequências para as pessoas comuns."

'QUARTA-FEIRA NEGRA'

Soros fez uma referência à "Quarta-Feira Negra" de 16 de setembro de 1992, quando o magnata "quebrou" a libra esterlina.

Naquele mês, o aumento de juros pelos alemães iniciou um ataque especulativo às moedas europeias. Ao apostar na insustentabilidade da libra nesse cenário, Soros realizou sucessivas operações de compra e venda da moeda. Em um dia, ele teria ganhado cerca de US$ 1 bilhão.

A manobra forçou o premiê britânico à época, John Major, a tirar a libra do Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio (ERM, na sigla em inglês) e foi um dos fatores que levaram o Reino Unido a rejeitar o euro em 2002, quando a maioria dos países-membros da UE adotaram a moeda única.

Cotação da libra, em relação ao dólar -


Endereço da página:

Links no texto: