Folha de S. Paulo


Unasul anuncia reunião de ministros sobre crise na Venezuela no dia 23

A Secretaria Geral da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) anunciou neste sábado que os chanceleres do bloco vão se reunir na próxima quinta-feira (23) no Equador para discutir a situação da crise na Venezuela.

O dia coincide com a sessão extraordinária marcada pela OEA (Organização dos Estados Americanos) para discutir a aplicação da Carta democrática contra a Venezuela.

AFP PHOTO
O secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, durante uma coletiva de imprensa em Quito
O secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, durante uma coletiva de imprensa em Quito

Os secretários-gerais da OEA, Luis Almagro, e da Unasul, Ernesto Samper, têm demonstrado posições divergentes quanto à solução da crise na Venezuela.

Na reunião nos arredores de Quito, também estarão presentes o ex-premiê espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e os ex-presidentes Leonel Fernández (República Dominicana) e Martín Torrijos (Panamá), que têm tentado promover, com a Unasul, o diálogo entre governo e oposição na Venezuela.

Segundo nota divulgada pela Unasul, a reunião "tem como objetivo avaliar o avanço do diálogo (...) a fim de encontrar as melhores soluções para que os venezuelanos resolvam suas diferenças".

A oposição venezuelana, que tenta convocar um referendo revogatório contra Nicolás Maduro ainda este ano, suspendeu as reuniões com os mediadores. Segundo eles, não há disposição do presidente em dialogar e ele só está tentando ganhar tempo com a mediação da Unasul.

O governo diz ser possível realizar o referendo antes de 2017. Se a consulta for feita ainda em 2016 e Maduro perder, são convocadas novas eleições. Se isso ocorrer em 2017, o período do governo (2013-2019) seria completado pelo vice-presidente, designado por Maduro.


Endereço da página: