Folha de S. Paulo


Hillary Clinton vence últimas prévias democratas, na capital Washington

Hillary Clinton formalizou sua vitória nas prévias democratas, vencendo nesta terça (14) a última etapa, no Distrito de Colúmbia, onde fica a capital do país, Washington D.C., segundo projeções da CNN.

Seu rival, o senador Bernie Sanders, já havia desacelerado o ritmo da campanha.

Jeff Swensen/AFP
A candidata democrata Hillary Clinton faz discurso em evento em Pittsburgh, na Pensilvânia, nesta terça
A candidata democrata Hillary Clinton faz discurso em evento em Pittsburgh, na Pensilvânia, nesta terça

Ainda não deu sinais, porém, de que sairá da corrida, apesar de Hillary já ser considerada a presidenciável virtual da legenda desde a semana passada, quando conquistou delegados o suficiente para ser chancelada na Convenção Nacional Democrata.

O encontro acontece em julho, na Filadélfia. A ex-secretária de Estado precisa esperar até lá para ser oficializada como a candidata do partido à sucessão de outro democrata, Barack Obama.

Em quatro meses de campanha interna, ela consolidou larga vantagem sobre Sanders: ganhou em 28 de 50 Estados, conquistou 2.784 (58,5%) dos 4.763 delegados e teve 15,7 milhões de votos, contra 12 milhões do adversário. Os números não incluem os 25 delegados nem os votos do Distrito de Colúmbia, ainda não computados.

Sanders tem encontro marcado com Hillary para a noite desta terça, e sua equipe já toca reuniões com o time da oponente nos bastidores, segundo o site Politico.

Mesmo sem se retirar da campanha, seu ritmo eleitoral perdeu fôlego de uma semana para cá. Não fez comício nesta terça, o que era praxe para dia de votação.

Seus funcionários não dispararam e-mails pedindo ajuda financeira nos últimos dias. Grande parte deles já foi dispensada.

Sua meta agora é forçar Hillary a encampar algumas de suas bandeiras, como o salário mínimo de US$ 15 a hora e universidade gratuita.

Na segunda (13), a campanha da ex-secretária de Estado disse que ela espera "a oportunidade de discutir como [os dois] podem avançar em seu comprometimento conjunto de uma agenda progressiva e trabalhar para impedir Donald Trump na eleição geral".


Endereço da página:

Links no texto: