Folha de S. Paulo


Depois do massacre de Orlando, venda de armas deve aumentar nos EUA

O balcão da loja de armas Oak Ridge, em Orlando, na Flórida, estava cheio na manhã desta terça (14), dois dias após o maior ataque a tiros já cometido nos EUA.

Aberta sete dias por semana e com um farto cardápio, incluindo modelos do fuzil AR-15 usado pelo assassino, a loja fica na mesma avenida da boate gay Pulse, cenário do massacre.

"Ter armas é tradição americana e um direito inabalável", explica o comerciante Harry S., frequentador do estande de tiros da Oak Ridge, onde vai pelo menos uma vez por mês "por diversão".

Estatísticas mostram uma disparada nas vendas de armas nos EUA quando há matanças semelhantes. Numa prenúncio dessa tendência, o primeiro pregão da bolsa de Nova York após o ataque em Orlando fechou com alta nas ações dos maiores fabricantes de armas do país.

A motivação imediata para a corrida às lojas nestes momentos é antecipar-se a possíveis restrições e aumentos de preços em resposta à violência armada.

A última alta significativa foi em janeiro, quando o presidente Barack Obama, sem apoio da maioria republicana no Congresso, usou seu poder executivo para ampliar as checagens de antecedentes de compradores e os requisitos para vendedores.

Editoria de arte/Folhapress

LOBBY

Omar Mateen, o atirador que matou 49 pessoas na boate Pulse na madrugada de domingo antes de ser morto pela polícia, estava no radar do FBI desde 2013, alvo de investigações por suspeita de laços com terroristas.

Mas os casos foram fechados por falta de provas, e Mateen não teve problema para comprar um fuzil e uma pistola, um mês antes do crime.

Pesquisas mostram que a maioria dos americanos apoia um controle mais rígido. Mas daí até a aprovação no Legislativo o caminho tem sido tortuoso, bloqueado por divisões partidárias e pela ação do lobby das armas, liderado pela Associação Nacional do Fuzil (NRA).

Nenhum político ousa propor a proibição ao porte de armas e desafiar a leitura que a direita faz da segunda emenda à Constituição, de que restringir esse direito é uma ingerência do Estado sobre o indivíduo e violação às garantias fundamentais.

Usado por Mateen no atentado na boate Pulse, o fuzil AR-15 esteve proibido por lei nos EUA entre 1994 e 2004, mas o lobby da NRA impediu que a restrição fosse prorrogada. A arma, originalmente criada para o Exército americano na década de 60, foi usada em pelo menos dez assassinatos em massa recentes no país, incluindo o que em 2012 deixou 27 mortos numa escola, a maioria crianças.

Em muitos casos, ataques a tiros tornam o acesso a armas ainda mais fácil, como mostra um estudo da Universidade Harvard. Segundo a pesquisa, a aprovação de leis mais frouxas aumentou 75% nos Estados governados pelos republicanos depois de massacres.

Para os defensores das armas, é bobagem afirmar que restrições significam mais segurança. Para eles, armar os cidadãos inibe a violência dos criminosos.

"Controle o crime, não as armas", resume o slogan da loja Oak Ridge, não muito longe de onde Omar Mateen disparou sua arma de guerra contra os frequentadores da boate Pulse.


Endereço da página:

Links no texto: