Folha de S. Paulo


Por ataque, Senado brasileiro aprova voto de solidariedade a LGBTs e EUA

O Senado aprovou nesta terça-feira (14) um voto de solidariedade ao povo norte-americano e à comunidade LGBT pelo atentado ocorrido em uma boate gay em Orlando, na Flórida (EUA), no último domingo (12).

O requerimento foi apresentado pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP). "É uma posição em relação aos direitos humanos, ao respeito e à tolerância", defendeu a peemedebista durante a sessão plenária.

No fim de semana, o americano Omar Mateen entrou na boate fortemente armado e matou, a tiros, 49 pessoas que se divertiam na casa noturna e deixou 53 pessoas feridas. O atirador foi morto pela polícia. Este foi o maior ataque a tiros da história recente dos EUA.

Para a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), os Estados Unidos precisam rever sua política de liberação de armas de fogo para evitar episódios como este.

"É esse acesso a arma de fogo que a sociedade americana ainda não foi capaz de dar o exemplo civilizatório de suspender. E esse ambiente serve infelizmente como exemplo negativo também para países da América Latina, como é o caso do Brasil", disse.


Endereço da página:

Links no texto: