Folha de S. Paulo


Itamaraty diz que não há brasileiros entre vítimas de atentado nos EUA

O Ministério das Relações Exteriores informou, na tarde deste domingo (12), que não há, até o momento, notícia de vítimas brasileiras entre os 49 mortos no ataque a uma boate gay em Orlando, na Flórida (EUA).

Em nota, o Itamaraty afirmou que o Consulado-Geral do Brasil na região está em estreito contato com as autoridades locais e com a comunidade brasileira em Orlando.

"O governo brasileiro recebeu com profunda consternação e indignação a notícia do ataque a casa noturna em Orlando, Flórida, que provocou a morte de mais de 50 pessoas, e deixou dezenas de feridos", diz a nota.

Um homem armado atirou no público na casa noturna Pulse, voltada ao público LGBT, no centro da Flórida na madrugada deste domingo (12), deixando ao menos 50 mortos –49 vítimas mais o atirador– e 53 feridos, informou a polícia local.

O atirador, munido de pelo menos um fuzil de assalto e de uma pistola, teria feito reféns no local em Orlando e morreu após troca de tiros com a equipe da SWAT. O suspeito seria Omar Mateen, de 29 anos, filho de pais afegãos e teria passado por treinamento, segundo informações da CBS News.

De acordo com o jornal "The New York Times", o tiroteio está sendo classificado como "incidente terrorista". O atirador não era da área de Orlando e estaria "organizado e bem preparado".

"Ao transmitir sua solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao governo norte-americanos, o governo brasileiro reafirma seu mais firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo. Nenhuma motivação, nenhum argumento justifica o recurso a semelhante barbárie assassina", encerra a nota.


Endereço da página:

Links no texto: