Folha de S. Paulo


Keiko Fujimori aceita derrota em eleições apertadas no Peru

Keiko Fujimori aceitou em discurso nesta sexta-feira (10) a derrota para o economista Pedro Pablo Kuczynski nas eleições para a presidência do Peru, as mais disputadas em cinco décadas no país.

Filha do ex-ditador Alberto Fujimori, Keiko disse que fará uma oposição "vigilante" ao governo de Kuczynski.

"Aceitamos democraticamente os resultados do ONPE (Escritório Nacional de Processos Eleitorais), porque somos uma organização política séria e por respeito ao povo peruano", declarou em pronunciamento aos legisladores de seu partido, Fuerza Popular.

Segundo ela, Kuczynski venceu as eleições com o apoio de "promotores do ódio", e os resultados oficiais do pleitos foram "confusos".

ELEIÇÕES

O resultado final das eleições deu a vitória ao economista conservador Pedro Pablo Kuczynski, 77, com 50,12%, contra Keiko Fujimori, 41, com 49,88%.

A posse do novo presidente será em 27 de julho, assim como a do novo Congresso, de maioria fujimorista. Tanto os parlamentares quanto o chefe do Executivo têm mandato até 2021.

A diferença entre ambos ficou em apenas 41 mil votos, o que alimentou protestos de fujimoristas à frente da ONPE (Oficina Nacional de Processos Eleitorais). Alguns manifestantes falaram em fraude, enquanto, do outro lado da rua, defensores de PPK cantavam o hino nacional e gritavam "viva a democracia".

RESULTADOS DA ELEIÇÃO NO PERU - PPK vence Keiko em disputa acirrada


Endereço da página:

Links no texto: