Folha de S. Paulo


EUA dão permissão a seis companhias aéreas para operarem em Cuba

O Departamento de Transporte dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (10) que seis companhias aéreas do país receberam permissão para fazer viagens a Cuba. Os voos devem começar em 90 dias.

A permissão é concedida seis meses depois que os dois países fecharam acordo para a retomada das viagens aéreas, que faz parte do reatamento das relações diplomáticas iniciado em dezembro de 2014.

Carlos Garcia Rawlins -19.set.2015/Reuters
Um avião da American Airlines prepara para pousar no aeroporto José Martí, em Havana, em 2015
Um avião da American Airlines prepara para pousar no aeroporto José Martí, em Havana, em 2015

Maior companhia americana, a American Airlines é a que terá mais voos: 58. Além dela, estão autorizadas JetBlue, Southwest Airlines, Frontier Airlines, Silver Airways e Sun Country Airlines.

Nos EUA, os voos sairão de Miami, Fort Lauderdale, Chicago, Filadélfia e Minneapolis, com destino a Camagüey, Cayo Coco, Cayo Largo, Cienfuegos, Holguín, Manzanillo, Matanzas, Santa Clara e Santiago de Cuba.

Neste primeiro momento, não houve autorização para voos saindo da Havana e Varadero, os dois maiores aeroportos cubanos. Segundo membros do governo, as operações rumo à capital cubana devem ser autorizadas até setembro.

Caso as empresas precisem, poderão solicitar mais tempo ao governo para começar a operar. Em entrevista coletiva, o secretário de Transporte, Anthony Foxx, saudou a liberação dos voos.

"No ano passado, o presidente Barack Obama disse que havia chegado o momento de começar uma nova viagem com o povo cubano. Hoje estamos honrando sua promessa relançando essas rotas", disse.

Estes serão os primeiros voos comerciais regulares entre os dois países em mais de 50 anos. Atualmente, as viagens são feitas por aviões fretados, liberados de forma gradativa durante o regime comunista (1959-atualidade).

O acordo de dezembro, selado em Havana dois meses depois, prevê 110 voos adicionais entre os dois países. No ano passado, cerca de 160 mil americanos visitaram Cuba, resultado do alívio das restrições de visita.


Endereço da página:

Links no texto: